Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Higiene pessoal infantil: confira os cuidados fundamentais

A higiene pessoal infantil compreende um conjunto de práticas que promove a saúde das crianças. Confira as principais delas!


Atualizado em:

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Higiene pessoal infantil: confira os cuidados fundamentais

Não são só os adultos que precisam manter uma rotina de autocuidado com o corpo. A higiene pessoal infantil é muito importante e deve ser realizada e incentivada desde cedo.

Isso porque ela traz inúmeros benefícios para a saúde das crianças, além de ajudar a criar uma relação saudável consigo mesmo. Para saber mais sobre o assunto, os principais zelos que devem ser tomados e como promovê-los, continue a leitura deste conteúdo!

O que é higiene pessoal infantil?

A higiene pessoal é o conjunto de cuidados em relação ao corpo, essencial para a prevenção de doenças. Quando essas ações são iniciadas (e ensinadas) na infância, configura-se a chamada higiene pessoal infantil. Algumas dessas práticas são tomar banho, lavar e pentear os cabelos, escovar os dentes e lavar as mãos.

O desenvolvimento desses hábitos pelos pequenos nem sempre é uma tarefa fácil, mas iniciar esse processo o quanto antes e reforçar sua relevância diariamente faz com que, com o tempo, as crianças se acostumem e realizem os cuidados sem questioná-los.

Os hábitos de higiene são muito importantes para a saúde infantil.

Criar rotinas com as crianças incluindo as ações de higiene pessoal, como sempre limpar as mãos antes de comer e escovar os dentes após as refeições, também é fundamental para a evolução desse aprendizado.

Por que ela é tão importante?

Como citado acima, a higiene pessoal é uma das maneiras de evitar doenças e isso também vale para as crianças. Ela é tão imprescindível quanto outros cuidados básicos com os pequenos, como o acompanhamento médico e a alimentação saudável e nutritiva.

As práticas de higiene ajudam, por exemplo, a diminuir o contato com microorganismos, como as bactérias, que podem gerar infecções. Outro ponto que vale ser ressaltado é em relação à saúde bucal, já que com a limpeza correta da boca, a ocorrência de problemas como as cáries é reduzida.

Além dessas implicações diretas, a higiene pessoal infantil traz outros benefícios às crianças. Ao ter mais interação e atenção com o próprio corpo, os pequenos conseguem entender melhor o espaço que ocupam e como ocorre sua movimentação, desenvolvendo a chamada consciência corporal.

A autoconfiança e a sensação de bem-estar também podem ser fortalecidas com a realização dos cuidados, a partir do reforço de seus aspectos positivos para a saúde e até mesmo explicando sua importância social às crianças.

Aspectos relacionados à autoconfiança e ao bem-estar também são exercitados com o incentivo à higiene pessoal infantil.

Cuidados fundamentais

A seguir, elencamos as principais práticas de higiene que devem ser realizadas e trabalhadas com os pequenos. Confira!

Lavar as mãos

Limpar as mãos é uma precaução essencial para que microorganismos não consigam “acessar” o corpo por “portas de entrada” como a boca, os olhos e o nariz.

Isso porque utilizamos-nas para tocar em superfícies e objetos onde bactérias e vírus podem estar presentes. Por esse motivo, se levarmos as mãos sujas até a boca depois desse contato, eles adentrarão no organismo, ocasionando infecções e outras doenças.

Explicar esse processo e como é importante lavar as mãos — principalmente quando chegar da rua, após brincar, depois de utilizar o banheiro e antes de comer —, é uma boa maneira de mostrar a relevância dessa prática às crianças.

Tomar banho

O banho é uma ação que permite desinfectar o corpo, reduzindo a proliferação de microorganismos, que ocorre especialmente por conta da produção de suor e oleosidade. Por conta disso, é um cuidado que deve ser realizado de forma recorrente, sobretudo após momentos de movimentação excessiva e/ou ao chegar em casa da rua.

É preciso explicar isso aos pequenos, ensiná-los a higienizar corretamente cada parte do corpo e como enxaguá-las, além de enfatizar que é necessário se secar bem ao terminar.

Na hora de tomar banho, é muito importante atentar-se para o uso de produtos indicados para a pele da criança. Geralmente, eles têm menos químicos na composição, como corantes, fragrâncias, conservantes etc.

Além disso, fique atento! Alguns pequenos podem ter dermatites e alergias. Nesse caso, é essencial apostar em produtos específicos para esses casos.

O banho é uma das práticas da higiene infantil.

Higienizar a boca

A limpeza da boca é outro ponto significativo quando se fala em higiene pessoal infantil. Ensinar as crianças a escovar os dentes e a língua corretamente, além de passar o fio dental para retirar resíduos presos nos dentes e na gengiva, ajuda a eliminar boa parte dos microorganismos presentes na região, evitando o desenvolvimento de doenças e também o mau hálito.

Caso seja recomendado por dentistas, também pode-se adicionar enxaguantes bucais a essa rotina de higiene bucal.

Os dentes e a língua devem ser escovados pelo menos três vezes ao dia, realizando movimentos circulares em toda a sua superfície externa e interna. Já o fio dental precisa ser utilizado para higienizar a curvatura dos dentes no mínimo uma vez por dia.

Um ponto muito importante para se estar atento é quando iniciar a higiene oral das crianças. Muitos pais negligenciam essa necessidade em bebês, mas o indicado é começar assim que ocorre a erupção do primeiro dente, conforme a Associação Brasileira de Pediatria.

Na hora de limpar os dentinhos, lembre-se de sempre optar pelas escovas certas para cada idade:

  • Recém-nascidos: a higienização deve acontecer com o auxílio de uma gaze e água limpa.
  • De 3 meses a 1 ano: a escova deve ser pequena e com borracha na ponta.
  • Para crianças: escovas pequenas, que caibam bem na mão dela e possam ser facilmente manuseadas.

Cortar e limpar as unhas

As unhas, tanto das mãos como dos pés, funcionam como uma espécie de abrigo para microrganismos quando estão grandes. Por isso, mantê-las cortadas e lembrar de limpá-las sempre ao lavar as mãos são práticas fundamentais de higiene pessoal.

Trocar de roupa

As roupas, assim como o corpo, acumulam sujeira ao longo do dia, principalmente em situações como passar o dia na escola ou brincando na terra, na areia ou com animais.

Além disso, vestimentas molhadas merecem atenção, já que a umidade aumenta as chances de proliferação de fungos e infecções na pele.

Sendo assim, é essencial mostrar aos pequenos a importância de vestir roupas limpas após o banho e também de tomá-lo e de se trocar após passar o dia na piscina, praia ou quando se molhar na chuva.

Não permitir a reutilização de peças de vestimenta sujas, principalmente as íntimas, é outro cuidado imprescindível.

Utilizar roupas limpas também faz parte da higiene da criança.

Como incentivar

Além de ajudar as crianças a exercer a higiene pessoal no dia a dia, é preciso incentivar a sua realização. Veja algumas maneiras de fazer isso abaixo!

  • Torne os momentos de higiene lúdicos e prazerosos: cantar músicas, dançar, permitir que a criança escolha brinquedos para acompanhá-la e realizar brincadeiras, como os penteados no banho, são ótimas maneiras de adicionar uma camada de diversão à rotina de higiene;
  • Seja um exemplo: é inegável como as crianças aprendem por meio da observação dos adultos, por isso, não faça feio e realize sua higiene pessoal de forma adequada;
  • Faça junto: aproveite para criar instantes de companheirismo, afinal se você também vai ter que escovar os dentes, por exemplo, por que não fazer isso com a criança?;
  • Explique os porquês: mostrar para a criança quais são os motivos de realizar algumas ações que podem parecer desimportantes é uma maneira de fazê-la entender melhor porque ela precisa realizá-las;
  • Consumam conteúdos sobre o tema: assistir a desenhos ou ler livros e revistas com temáticas relacionadas a higiene pessoal, seja de forma direta ou indireta, é uma boa maneira de mostrar como essa é uma prática necessária e compartilhada com todos.

Ajudar os pequenos a adicionar os cuidados de higiene ao cotidiano pode não ser tão simples, mas é uma tarefa que com certeza impactará positivamente em seu futuro. Para garantir os melhores itens para essa rotina, clique no banner abaixo e veja as opções da Pague Menos!