Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Tipos de fraldas: qual a quantidade e o tamanho para o bebê?

Saiba quais os tipos de fraldas mais indicados para o seu bebê e como calcular a quantidade certa para cada fase!


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Tipos de fraldas: qual a quantidade e o tamanho para o bebê?

A chegada do bebê é acompanhada de expectativas, alegrias e tomadas de decisões. É a hora de pais, mães e responsáveis decidirem sobre o acompanhamento médico, o nome, o quartinho, o enxoval e também sobre os tipos de fraldas que serão utilizadas. 

E nessa hora é que muitas dúvidas batem na porta. Qual tamanho de fralda usa mais, quais são as melhores marcas e qual a quantidade média de unidades por semana? Se você procura respostas a essas perguntas, chegou ao lugar certo. Vamos esclarecer todas a partir de agora, confira!

Quais tipos de fraldas existem

A primeira divisão existente é entre fraldas de pano e descartáveis. O primeiro tipo foi, por muito tempo, o único disponível no mercado, e ainda hoje é bastante utilizado pelas famílias por dois fatores: economia e sustentabilidade.

guia para pais e mães de primeira viagem

As fraldas de pano são reutilizáveis, economizam recursos naturais e são mais baratas. Outro ponto positivo é que o tecido tende a provocar menos irritação na pele do bebê, uma vez que é feito de algodão, sem adição de componentes químicos que podem causar alergias. 

Por outro lado, é preciso caprichar muito na lavagem da fralda de pano para bebê e ter várias unidades de reserva para realizar as trocas. Além disso, é necessário adquirir certa prática com as dobras para evitar vazamentos. 

As fraldas descartáveis também têm suas vantagens, sendo a principal delas a praticidade, já que não é preciso lavar. Elas são mais fáceis de vestir do que as de tecido e contam com tecnologias que mantêm o bebê sequinho por mais tempo, o que é ótimo para prevenir assaduras e lesões na pele. 

produtos para prevenir assaduras

É importante sempre observar a pele do bebê e conferir se o material da fralda descartável está provocando reação alérgica. Nesse caso, é recomendado interromper o uso daquela marca e testar outras opções até encontrar o modelo perfeito e seguro para a criança. 

Entre os tipos de fraldas descartáveis, existem dois formatos: o tradicional, com fitas adesivas laterais, e o de vestir, que se adapta ao corpo do bebê e se parece com um shortinho. Os dois funcionam muito bem e têm seus pontos fortes.

Há um terceiro tipo: a fralda à prova d’água, que é ideal para os bebês utilizarem na praia e na piscina. Ela não infla quando molhada, mas deve ser restrita somente a atividades aquáticas. 

A decisão pelo tipo de fralda varia muito entre as famílias. Se a questão ambiental pesar na balança, o indicado é partir para os modelos fabricados em tecido. Embora mais caros em um primeiro momento, eles podem até compensar porque são utilizados por muito tempo.

Se você não abre mão da praticidade, as fraldas descartáveis devem ser consideradas. Na hora de comprar, faça as contas: as embalagens maiores costumam compensar no preço por unidade. 

Quantidade de fraldas por tamanho do bebê

Esta tabela vai te ajudar a saber quantas fraldas e quais tamanhos pedir no Chá de Bebê, além de quanto a criança estará pronta para passar ao próximo tamanho.

tabela com a quantidade de fraldas que o bebê usa por peso e idade.
Quantidade de fraldas que o bebê usa por peso e idade: salve a tabela no seu celular ou computador para consultar sempre que precisar.

De modo geral, os recém-nascidos usam muitas fraldas por dia: oito, em média. Essa é a quantidade diária necessária nos primeiros dois meses do bebê. No entanto, como alguns nascem bem grandinhos, mamães e papais devem ficar de olho no crescimento dos filhos durante a gestação para não correr o risco de perder nenhum pacote de fraldas por já não servir mais. 

Na hora da compra, é preciso levar em consideração o peso e a idade do bebê, e não somente o tamanho descrito na embalagem (RN, RN+, P, M, G, XG e XXG). Inclusive, os tamanhos variam de acordo com a marca, fique atento!

No momento de fazer a lista do Chá de Fraldas ou do Chá de Bebê, a dica é ter em mente a quantidade de fraldas descartáveis que ele vai precisar em cada fase da vida. Nossa sugestão é:

  • RN: 10 pacotes
  • P: 20 pacotes
  • M: 60 pacotes
  • G: 60 pacotes

Dicas para escolher as melhores fraldas

Seu dia a dia é que vai ditar a escolha pelo tipo de fralda. Os modelos de pano, mesmo sendo considerados mais seguros no quesito alergia, exigem lavagem e secagem frequente. 

Embora as fraldinhas de algodão sejam bem mais duráveis, já não são tão eficientes na absorção do xixi, por exemplo, e por isso a troca deve ser mais frequente. Mas, então, quando e como usar fralda de pano? A saída encontrada por muitas famílias é utilizá-la somente no ambiente doméstico. No primeiro ano de vida, seu bebê vai precisar de cerca de 20 unidades Não esqueça de incluí-las no enxoval, caso opte por esse tipo. 

Já as fraldas descartáveis têm como principal vantagem a praticidade. Na hora de comprar observe o tempo de proteção descrito na embalagem. Esse período significa o intervalo em que o bebê pode ficar com a fralda sem que haja vazamentos. A maioria dos modelos conta com gel ultra-absorvente, que impede o contato da pele com o xixi e o cocô. 

E como escolher fraldas descartáveis? Considere experimentar algumas marcas, pergunte a mamães e papais mais experientes no assunto e leia avaliações de clientes nos sites de compra — acredite, isso ajuda muito! Outra dica valiosa é calcular o preço por unidade. Nem sempre o pacote mais barato tem o melhor custo-benefício. Pegue o preço total e divida pela quantidade de fraldas para encontrar o que se encaixa no seu bolso. 

Veja um resumo dos tipos de fraldas para ajudar na sua escolha!

  • Algodão (diurnas): práticas na hora de higienizar
  • Soft (noturnas): o tecido sintético permite segurar o xixi por mais tempo
  • PUL (poliuretano laminado): com formato de fralda, o PUL é usado para as capas que recobrem o absorvente
  • Dry fit: o objetivo é deixar o bebê mais sequinho
homem trocando fralda do filho bebê
Qual o melhor tipo de fralda descartável? Modelo estilo shortinho é mais prático de vestir. 

Dermatite de fraldas

A região íntima é suscetível a inflamações e infecções por fungos presentes nas fezes, além de bactérias existentes na pele. Candida albicans, Staphylococcus aureus e estreptococos são alguns exemplos. Quando a fricção, a umidade e o calor aliam-se ao contato com as secreções, aumentam as chances de ocorrer a dermatite de fraldas.

A irritação corresponde a cerca de 10% a 20% das doenças de pele observadas durante as consultas pediátricas. Estima-se que um em cada quatro bebês vai desenvolver a dermatite de fraldas, mais comum entre o 9º e o 12º mês de vida.

Os principais sintomas incluem dor, ardor e vermelhidão nas seguintes regiões:

  • nádegas
  • parte inferior da barriga
  • órgão genital
  • parte superior interna das coxas

Em casos graves, pode haver febre.

A prevenção e o tratamento da dermatite de fraldas abrangem medidas para manter a região seca e reduzir o contato de xixi e fezes com a pele. 

As trocas de fraldas precisam ser mais frequentes. Em recém-nascido, deve ser feita de hora em hora, e nas demais idades, no intervalo de 3 a 4 horas.

Também deve ser feita a limpeza da região diariamente com água morna e algodão. Sabonetes suaves só podem ser utilizados, no máximo, duas vezes ao dia. A pomada antiassadura deve ser aplicada a cada troca de fralda. 

Em geral, a irritação melhora após alguns dias desses cuidados. Caso a situação piore, é importante consultar um médico.  

Como trocar fralda

O momento de trocar a fralda do bebê pode ser aproveitado também para conversar com o pequeno, fazer brincadeiras e criar vínculos afetivos. Mas para que isso seja possível, é claro, a fralda precisa ser prática e fácil de vestir. Ainda mais que algumas crianças se mexem muito nessa hora. 

Embora muitos papais e muitas mamães vejam a hora da troca de fraldas como um desafio, com o tempo a família vai tirar essa atividade de letra. Fizemos um passo a passo simples em quatro etapas, olha só!

  • Retire a fralda suja e limpe as dobras da pele do bebê com lenços umedecidos ou com água morna e algodão. Passe o algodão ou a toalhinha de frente para trás
  • Aplique a pomada para assaduras 
  • Levante o bebê com cuidado pelos tornozelos e coloque uma fralda nova por baixo. 
  • Feche a fralda conforme as instruções do fabricante. Ela não pode nem ficar muito apertada e nem muito frouxa. Deixe dois dedos entre a fralda e a barriga da criança.
mulher fazendo a troca de fraldas em bebê asiático
Levante o bebê pelos tornozelos e encaixe uma fralda limpa por baixo. 

Para facilitar, já tenha em mãos os seguintes itens:

  • fralda limpa
  • pomada para assaduras
  • álcool 70º para higienizar suas mãos antes e depois da troca
  • algodão
  • garrafa térmica com água morna
  • lenço umedecido 

A absorção da fralda e até a quantidade de vezes que o bebê faz xixi devem ser levados em consideração. Se o volume de urina for pequeno, é possível esperar um pouco, ao contrário do cocô cuja troca deve ser imediata. 

O bebê nunca deve ficar mais do que quatro horas com a mesma fralda. Este, inclusive, é um bom parâmetro para que pais e cuidadores verifiquem se os pequenos estão desidratados.

Período de desfralde

Por volta dos 18 meses, inicia-se o período de desfralde. Nessa fase, a criança está mais desenvolvida e já entende o processo. Mesmo assim, especialistas recomendam manter o uso durante a noite e fazer tudo com calma, respeitando o ritmo e entendendo que cada criança é única.

Com atenção e cuidado, o “mundo das fraldas” torna-se cada vez mais simples, assertivo e importante para o bem-estar do bebê. Afinal, observando os cuidados com a higiene, eles aprendem, também, a se cuidar. E vamos combinar que atitudes saudáveis começam desde pequeninos, não é mesmo?

Finalizamos este conteúdo com mais uma dica especial: aproveite para comprar fraldas para o seu bebê no site da Pague Menos e economizar. Clique na imagem abaixo e confira as nossas promoções!

comprar vários tipos de fraldas para bebês