Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Exercícios físicos ajudam a combater o estresse


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Exercícios físicos ajudam a combater o estresse

O estresse é uma resposta natural que precede uma ação importante para o indivíduo. Quem nunca sentiu aquela euforia após uma grande conquista, antes do primeiro encontro ou com os preparativos do casamento? Esse tipo de estresse é benéfico e estimula a criatividade, a produtividade e até a libido. 

No entanto, quando a mente se mantém estressada para além desses momentos, é bom ficar atento e buscar atividades prazerosas para desconectar-se das preocupações, frustrações e ansiedade. Uma boa opção são os exercícios físicos, que produzem substâncias no organismo, trazendo sensação de prazer e bem-estar. 

É tanta correria no dia a dia, cobranças por alta performance e grandes resultados, boletos a pagar, que é preciso reencontrar o equilíbrio para a mente e para o corpo, evitando, assim, possíveis problemas de saúde. Por isso, o Sempre Bem explica como a atividade física diminui os níveis de estresse e ainda lista os melhores exercícios para isso. Acompanhe nas próximas linhas!  

Veja o vídeo (Principais Vilões da Qualidade de Vida)

O estresse

O estresse pode ser definido como um conjunto de sintomas emocionais ou físicos em resposta a um estímulo. Em situações de pressão, o organismo libera hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para deixar o corpo pronto para agir.

Quando o indivíduo se mantém estressado por muito tempo e em situações inadequadas, é que devemos nos preocupar. Isso porque os níveis elevados de cortisol provocam concentração de açúcar no sangue, aumento da pressão sanguínea e redução da libido.

Veja ainda (Encontrando o Equilíbrio: veja como lidar com o estresse)

Além disso, a dificuldade para dormir, sensibilidade excessiva, ansiedade, irritabilidade sem causa aparente, nervosismo e inquietação são prejuízos que podem estar associados à exposição constante a fatores estressantes. 

Tipos de estresse

Agudo

É a reação natural diante de um novo desafio, figurando como a forma mais comum de estresse. Normalmente, são eventos isolados que não têm impacto contínuo no organismo. Esse tipo de tensão ensina o corpo a reagir em situações futuras e é considerado saudável.

Agudo episódico

É quando o estresse agudo acontece com frequência. Nesse tipo, o indivíduo tem preocupação em excesso, é pessimista e fica ansioso sem motivos aparentes. Além disso, ele entende as pressões como parte da vida e acaba desenvolvendo quadros de gastrite, úlcera e outras doenças.

Crônico

É a tensão constante, que nunca desaparece. Nesse tipo, a pessoa também se habitua com ele e acha que faz parte de quem ela é. De acordo com o portal Vittude, o estresse crônico advém de experiências traumáticas na primeira infância, que são internalizadas e afetam a personalidade, a visão de mundo, a crença, entre outros fatores da vida do indivíduo.

Exercícios físicos x Endorfina

A atividade física é excelente para manter a saúde e uma boa qualidade de vida. E não é só o corpo que ganha disposição com a prática: o bem-estar mental também é estimulado por ela. Ao se exercitar, a circulação sanguínea corporal aumenta, promovendo diversos benefícios, como melhora do sistema imunológico, pressão arterial e saúde do coração.

Veja também o vídeo (Principais Doenças do Coração: saiba quais são)

 

Fazer exercício ainda ajuda no processo de produção e liberação da endorfina na glândula hipófise, aumentando o sentimento de felicidade, relaxamento e bem-estar. A endorfina é um neuro-hormônio fabricado pelo organismo que promove benefícios ao corpo, como melhora no humor, aumento da disposição, alívio de dores e ainda libera outros hormônios inibidores do estresse. 

Melhores exercícios para relaxar

Os exercícios físicos mais indicados para mandar a tensão pra longe são os que exigem concentração e equilíbrio. Assim, o praticante fica voltado ao momento presente e consegue de fato relaxar. Conheça algumas atividades que são ótimas para combater o estresse.

Correr

mulher correndo no asfalto

Atividade física que estimula bastante a produção e liberação de endorfina, a corrida é ótima para dissolver as pressões de um dia ou semana intensa. A modalidade ajuda a condicionar a mente para suportar a rotina estressante, pois, durante os treinos, o praticante lida com o cansaço e supera os próprios limites.

Leia o artigo (Corrida para um coração forte. Veja benefícios da modalidade)

Pedalar

homem e mulher pedalando

Eis uma atividade que tem ganhado muitos adeptos ultimamente… O ciclismo é uma ótima maneira de mudar a rotina positivamente. Ao pedalar, é possível explorar novas paisagens, conhecer melhor os lugares por onde passa e tudo isso utilizando um transporte que não libera poluentes no meio ambiente, hein! E você ainda pode andar de bicicleta em grupo, o que proporciona socialização.

Escalar

mulher escalando parede

A escalada é um exercício ousado, mas que respeita o ritmo de cada pessoa. Ela requer os equipamentos de segurança e o acompanhamento de um instrutor, mas cada praticante avança no seu tempo. A grande força física e concentração empenhadas faz qualquer um se esquecer das perturbações do dia a dia e proporciona aquela incrível sensação de superar os próprios limites.

Leia também (Impactos físicos e psicológicos da bulimia nervosa) 

Stand Up Paddle (SUP)

grupo de pessoas stand up paddle

Estudos afirmam que estar rodeado por água (desde que de modo seguro) auxilia a mente a dissipar a tensão e cria sensação de tranquilidade. O SUP exige concentração e equilíbrio constante e exercita o corpo como um todo, tirando o foco dos problemas e proporcionando sensação de relaxamento e felicidade. 

Nadar

pessoa nadando

Um esporte que faz bem para a saúde como um todo, a natação também é excelente para desestressar. Além da respiração, ela trabalha a coordenação de movimentos de pernas, braços e cabeça, deixando as preocupações no modo off.

Praticar artes marciais

casal idoso fazendo tai chi

Algumas artes marciais são ótimas para mandar a tensão pra longe, como o tai chi chuan e o kung fu. O primeiro é um tipo de meditação em movimento que agrega técnicas de respiração e movimentos suaves, aliviando a tensão do dia a dia. Já o segundo desenvolve a concentração, o equilíbrio e a consciência corporal, além de permitir extravasar o estresse por meio de golpes.

Assuntos relacionados 

Como prevenir problemas de memória com atitudes simples  

Referências: Vittude | Viva Bem | Minha Vida