Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Estresse: como ele afeta sua qualidade de vida?

 


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Estresse: como ele afeta sua qualidade de vida?

A rotina corrida, os afazeres do dia a dia, as contas atrasadas, os compromissos do trabalho, da faculdade e outras preocupações são as causas mais comuns para a irritação que pode surgir no cotidiano e, com ela, outros problemas como dores de cabeça, cansaço físico e perda do sono. Todos esses desequilíbrios podem estar atrelados a um fator em comum – o estresse. Esse problema, tão comum, às vezes é ignorado, assim como as medidas necessárias para reduzi-lo.

Primeiro, você deve saber que o estresse é uma resposta natural do corpo humano quando ele está sob tensão (física ou psicológica). Neste estado, o organismo produz uma série de hormônios e substâncias, como a adrenalina, que ajudam o corpo a dar uma resposta rápida aos estímulos exteriores. No entanto, se o corpo se encontra em estresse por um tempo prolongado, os efeitos na saúde física e emocional podem ser prejudiciais. O estresse se divide em alguns tipos. Confira:

Agudo

Esse tipo é o mais comum, sendo de curta durabilidade e pouco prejudicial ao corpo humano. Para alguns especialistas, o estresse agudo pode até ser positivo para o organismo, pois faz com o que o cérebro trabalhe mais rapidamente para resolver o problema em que o indivíduo se encontra. As causas para esse tipo de estresse são eventos isolados, como alguma situação desconfortável, discussões ou a surpresa de alguma notícia inesperada.

Agudo episódico

Esse estresse tem causas parecidas com as do tipo anterior, porém, as consequências são negativas. O agudo episódico é caracterizado pela permanência durante vários dias da semana e alterações na saúde mental da pessoa, como perda de autoestima, ansiedade excessiva e insônia. O indivíduo que sofre com esse problema se torna pessimista e fica em um estado prolongado de tensão. Outros problemas, como gastrite e úlcera, podem aparecer.

Crônico

Sendo a categoria mais grave de estresse, esse tipo tem causas mais complexas, assim como efeitos duradouros e muito negativos para quem sofre com ele. O crônico pode surgir como um dos tipos anteriores, tornando-se persistente, ou pode aparecer muito cedo na vida da pessoa, após algum evento traumático. O indivíduo que possui esse estresse torna-se incapaz de encontrar uma solução e vive em um estado permanente de tensão e cansaço. Alterações na personalidade e problemas de relacionamento são consequências comuns do estresse crônico.

Além de perturbações no sono, alterações hormonais e problemas cognitivos, como perda de memória e dificuldade de concentração, o estresse também está atrelado ao surgimento de doenças cardiovasculares. As tensões emocionais podem causar arritmias ou até infartos.

Para reduzir o estresse, algumas práticas são recomendadas, como a meditação e a ioga. No entanto, se você sofre disso de forma constante, procure um psicólogo e obtenha o tratamento adequado. Até mais!