Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Dor de estômago: principais causas, tratamentos e como evitar


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Dor de estômago: principais causas, tratamentos e como evitar

A dor de estômago é uma sensação dolorosa de desconforto nessa região que pode ir de leve a intensa, bem como seguida de outros sinais, tais como vômito e azia.

Esse incômodo pode ser decorrente de algo passageiro, como a ingestão de algum alimento, mas também a indicação de um problema de saúde mais grave que merece ser verificado por um médico.

De modo geral, as pessoas tentam aliviá-la com receitas caseiras, a exemplo dos chás.

Porém, é bastante indicado procurar ajuda de um profissional quando a dor for persistente e forte, ou se houver vômito com presença de sangue e/ou fezes pretas com odor muito intenso.

Situações como essas podem ser indicativo de doenças como gastrite, úlcera, pancreatite, câncer no estômago, entre outras.

Para que você consiga identificar um pouco melhor a possível origem da sua dor de estômago, neste artigo vamos apresentar as principais causas desse desconforto, formas de tratamento e o que fazer para evitá-la. Acompanhe!

Quais são as principais causas da dor de estômago?

A dor de estômago é uma queixa bastante comum. Todo mundo, em algum momento da vida, vai sentir esse incômodo, seja decorrente de um alimento que “não caiu bem”, seja decorrente de alguma doença.

O fato é que as causas dela são as mais diversas possíveis. Entre as mais principais estão: 

intoxicação alimentar;

gases;

medicamentos;

refluxo gástrico;

diarreia;

pedra na vesícula;

gastrite;

úlcera;

pancreatite;

câncer no estômago. 

Intoxicação alimentar

Uma das causas mais recorrentes da dor de estômago é a intoxicação alimentar, que acontece devido ao consumo de alimentos vencidos e/ou contaminados por vírus, bactérias, parasitas ou toxinas.

Gases

Poucas pessoas associam, mas os gases também podem causar esse tipo de dor. O motivo é que eles estão relacionados à má digestão, ou seja, dificuldade de digerir os alimentos, o que pode fazer com que o que foi consumido fique mais tempo nessa região.

Medicamentos

Diversos medicamentos, a exemplo dos anti-inflamatórios, tendem a irritar o estômago, remover a camada de proteção do órgão e causar quadros de dor. Nesses casos, o ideal é não tomar remédios sem antes se alimentar.

Refluxo gástrico

Outra situação que costuma gerar dor de estômago é o refluxo gástrico, condição na qual o ácido estomacal retorna para o esôfago, gerando desconforto e sensação de “queimação”. 

Diarreia

A diarreia pode acontecer após o consumo de alimentos estragados, além de ser um sintoma da gastroenterite, que é uma inflamação no sistema digestivo. Por conta disso, ela também pode causá-la, inclusive intensas.

Pedra na vesícula

A pedra na vesícula, ou cálculos na vesícula, acontece quando há a cristalização dos líquidos digestivos na vesícula biliar. Além de dor de estômago, essa condição gera estímulos dolorosos que refletem na região das costas.

Gastrite

A gastrite é uma das primeiras doenças que surgem à mente quando uma pessoa sente dor de estômago.

Ela é caracterizada pela sensação de queimação e dor abdominal, e costuma aparecer logo após as refeições, especialmente quando há o consumo de alimentos gordurosos, ácidos, condimentados e outros.

Além disso, a gastrite também pode ser decorrente do consumo excessivo de álcool, drogas, alguns medicamentos, bem como por bactérias, estresse e ansiedade. 

Úlcera

A úlcera é uma ferida que se desenvolve no intestino delgado, esôfago ou estômago. Elas acontecem quando o ácido estomacal danifica a camada que reveste o sistema digestivo.

A sensação de dor e incômodo acontece quando o suco gástrico entra em contato com o ferimento.

Pancreatite

A pancreatite é uma inflamação no pâncreas, órgão do nosso corpo que tem função digestiva e hormonal.

Essa doença tende a causar prisão de ventre, inchaço abdominal, vômitos e dor de estômago.

Câncer no estômago

O câncer no estômago deve ser considerado uma das causas da dor estomacal, especialmente quando a pessoa também apresenta vômito com sangue e perda de peso sem justificativa ou motivo aparente.

Nesses casos, é fundamental buscar ajuda médica o quanto antes, a fim de ter o diagnóstico precoce da doença e iniciar o tratamento o mais breve possível, o que ajuda a aumentar as chances de cura.

Como tratar esse tipo de dor?

O tratamento para se livrar da dor de estômago depende, principalmente, da sua origem. Por isso, o primeiro passo para resolver a questão é tentar identificar o que gerou esse desconforto.

Aqui, é bem importante deixar clara a importância de evitar a automedicação. Isso porque, dependendo do motivo da dor, o quadro pode se agravar.

Além disso, o consumo de medicamentos de forma inadequada pode gerar outras doenças, ou até mesmo mascarar o real motivo da dor de estômago, dificultando o tratamento.

De modo geral, os médicos receitam remédios que controlam a produção de suco gástrico e, dependendo da situação, indicam dietas alimentares próprias.

Mas se você sabe, por exemplo, que a dor que você sente é decorrente de má digestão ou gases, pode utilizar alguns tratamentos caseiros, como o consumo de chás em parceria com o tratamento proposto pelo profissional de saúde responsável.

Entre os indicados para isso estão o: 

chá de hortelã;

chá de camomila;

chá de gengibre;

chá de erva-doce;

chá de espinheira-doce;

chá de folhas de alface;

chá de artemísia;

chá de dente-de-leão.

Outras dicas para aliviar a dor de estômago são: 

beber pequenos goles de água fria;

colocar uma bolsa de água morna na região;

afrouxar as roupas;

repousar sentado ou recostado, evitando deitar;

comer uma maçã cozida ou uma pera;

comer um pedaço pequeno de batata crua.

É possível evitá-la?

Em linhas gerais, uma alimentação saudável e adquirir bons hábitos, como não fumar ou consumir álcool em excesso, ajudam muito para evitar uma série de doenças, inclusive, as que causam dor de estômago.

Mas pontualmente para evitar a sensação dolorosa nessa região você pode: 

evitar tomar remédios sem a devida orientação médica;

tentar diminuir o estresse no seu dia a dia;

evitar alimentos industrializados e processados, a exemplo dos embutidos, refrigerantes, temperos artificiais, entre outros;

reduzir, ou mesmo eliminar, o consumo de café, refrigerantes, sucos artificiais e álcool;

não consumir alimentos que você percebe que não fazem bem ao seu organismo;

consumir mais alimentos ricos em fibras, e incluir mais frutas e vegetais na sua dieta;

evitar deitar logo após as refeições;fazer exames de check up anualmente.

Se em uma dessas consultas o médico indicar algum medicamento para aliviar o desconforto estomacal, ou para tratar doenças que podem causá-la, a rede de farmácias Pague Menos pode te ajudar.

Temos lojas espalhadas por todo o Brasil, além da possibilidade de comprar diversos produtos e medicamentos diretamente em nosso site. Além disso, você pode contar com o Clinic Farma e ter acompanhamento farmacêutico especializado para tratar a sua dor de estômago.

Acesse agora mesmo o site da Pague Menos, confira as nossas ofertas ou encontre a loja mais perto de você!