Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Doenças raras e COVID-19

Entenda um pouco sobre a Fibrose Pulmonar.


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Doenças raras e COVID-19

Por: Criz Campos

Doenças raras

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, uma doença é considerada rara quando atinge até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 para cada 2 mil pessoas. A Fibrose pulmonar está entre as doenças mais incomuns.

Entenda a patologia

O que é?

A Fibrose Pulmonar Idiopática é uma doença irreversível caracterizada por tecidos espessos e rígidos formando cicatrizes nos pulmões, o que dificulta a absorção e a transferência de oxigênio para a corrente sanguínea. "As lesões nesse tecido ocasionam um tipo de inflamação crônica e persistente que resulta em cicatrizes com perda do tecido pulmonar normal,sem volta, a fibrose", explica a pneumologista Maria Enedina Scuarcialupi.

Sintoma

Dificuldade para respirar, que oscila de acordo com o nível de comprometimento do pulmão

Fibrose Pulmonar Idiopática e Covid-19

Um estudo feito por pesquisadores da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, apontou uma tendência à formação de fibrose nos pulmões de pacientes que morreram por causa do novo coronavírus. "Na covdi-19, o vírus coronavírus 2 tem provocado reação inflamatória intensa, principalmente em casos que evoluem com quadro grave de insuficiência respiratória,são internados em uti e intubados, levando a sequela de fibrose pulmonar", completa a médica.

Segundo os pesquisadores, um tratamento com medicamentos especiais pode atenuar os quadros de fibrose pulmonar severa nos pacientes com Covid-19.

AME - Medicamentos Especiais

Pensando na melhora da qualidade de vida, as farmácias Pague Menos têm o serviço exclusivo AME, Atendimento de Medicamentos Especiais. Todos os medicamentos, que precisam de refrigeração, são mantidos em câmaras frias nos centros de distribuição próprios da rede, com embalagens térmicas da mais alta tecnologia que evitam desvios de qualidade e perda da atividade terapêutica. O AME também oferece um programa de suporte ao paciente com doenças crônicas e está disponível em todas as capitais do Brasil. Procure a loja da Pague Menos mais próxima de você, pelo telefone 0800 022 8282 ou whatsapp (85) 98563-2487

Medicamentos especiais? #napaguemenostem

Fonte: Maria Enedina Scuarcialupi (pneumologista),