Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Quais são as doenças cardiovasculares existentes?

Uma das maiores causas de mortes no Brasil, as doenças cardiovasculares devem ser devidamente conhecidas e tratadas para evitar sérias complicações à saúde. Saiba mais!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Quais são as doenças cardiovasculares existentes?

As doenças cardiovasculares, conhecidas também como doenças do coração, são um conjunto de patologias que atingem o coração e os vasos sanguíneos. Trata-se de problemas graves, considerados uma das principais causas de mortes no mundo.

Nesse contexto, elas representam ameaça grave e silenciosa, capaz de causar complicações sérias. O que exige atenção especial para os cuidados preventivos e monitoramento constante de todos os fatores de risco.

Por ser um assunto muito importante, conhecer mais sobre os problemas que afetam o coração é, sem dúvidas, uma forma para se prevenir e evitar situações graves. Pensando nisso, confira neste post quais são as doenças cardiovasculares mais comuns e informações relevantes para se manter saudável!

O que são as doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares consistem em patologias que afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos. São problemas que causam sérias complicações, como infarto, arritmia, AVC, insuficiência cardíaca e outras alterações.

São doenças que podem surgir em pessoas de todas as idades, embora sejam mais comuns em adultos. Em sua maioria, as doenças cardiovasculares causam sintomas sérios, que se agravam com o tempo e podem levar a quadros críticos.

Quais as principais causas das doenças?

As causas das doenças cardiovasculares estão relacionadas com a predisposição genética e fatores de risco comportamentais, como o sedentarismo, alimentação calórica e gordurosa, colesterol alto, sobrepeso, consumo excessivo de álcool e tabagismo são os principais.

Quais são as doenças cardiovasculares?

Todas as doenças cardiovasculares merecem atenção e cuidados especiais, justamente por se tratar de um risco sério que compromete a qualidade de vida. Sendo assim, investir na mudança de hábito e cuidar da saúde cardíaca é essencial.

Veja quais as principais doenças cardiovasculares e seus sintomas:

Hipertensão arterial

A hipertensão é uma doença crônica que causa o aumento da pressão arterial. Embora não tenha cura, o tratamento é eficaz para controlar a doença, como o uso de medicamentos, mudança de hábitos e prática de exercícios.

Os principais sintomas são:

tonturas;
dor de cabeça;

dor no peito;

fraqueza;

visão turva.

Doença coronariana

A Doença coronariana, ou DAC, ocorre quando existe a obstrução das artérias coronárias, pelo acúmulo de placas de gordura na parte interna. É um problema que acomete os vasos sanguíneos que irrigam o coração, levando a complicações como o infarto agudo no miocárdio.

Os sintomas da doença são:

dor no peito;
sensação de queimação;
sensação de peso no corpo.

Doença cerebrovascular

Também conhecido como Acidente Vascular cerebral – AVC, é uma doença caracterizada pelo aparecimento de um déficit neurológico nos vasos sanguíneos do sistema nervoso.

Assim, existem duas formas, o AVC isquêmico, que é a redução ou obstrução do fluxo de sangue. Já o hemorrágico, que é a ruptura espontânea dos vasos sanguíneos, causando a hemorragia intracerebral.

Os sintomas da doença são:

alteração na visão;
formigamento na face, braço ou perna;
tontura e falta de equilíbrio;
dor de cabeça intensa sem motivo aparente.

Doença arterial periférica

É uma doença que acontece pela presença de placas de gordura na artéria aorta e nas suas principais ramificações. Também ocorre nas artérias periféricas dos membros inferiores, e com menor incidência nos membros superiores.

Em casos mais simples, pode ser tratado com a mudança de hábitos e medicamentos, já nos quadros mais graves, exige a angioplastia e medidas mais intensas. Os sintomas são:

cansaço muscular;
dor nos membros inferiores ao caminhar;
impotência sexual;
dor nas nádegas.

Doença cardíaca reumática

Trata-se de um conjunto de doenças cardíacas crônicas ou agudas, que surgem em decorrência da febre reumática. A origem da febre está relacionada a inflamações causadas pela bactéria Streptococcus pyogenes, que causam problemas e afetam a saúde do coração.

Os sintomas da doença cardíaca reumática são:

febre;
dor nas articulações;
inchaço, calor e vermelhidão nas articulações;
dor no peito;
inflamação cardíaca.

Cardiopatia congênita

A cardiopatia congênita é uma anormalidade na estrutura ou funções do coração, que já demonstra sinais nas primeiras semanas da gestação. O tratamento depende das características do problema, e pode ser por procedimentos cirúrgicos, cateterismo ou medicamentos.

Os sintomas em todos os casos são:

dificuldade de ganhar peso;
cansaço excessivo;
respiração ofegante mesmo em repouso;
palidez;
coloração roxa nos dedos e lábios – cianose.

O acompanhamento médico é imprescindível

Cuidar da saúde cardíaca é fundamental para pessoas de todas as idades, pois as complicações das doenças podem causar riscos a qualquer fase da vida. 

Dessa forma, contar com o acompanhamento médico e de profissionais da saúde especializados, é a melhor alternativa para permanecer saudável.

Por isso, o Clinic Farma oferecido pela Pague Menos é uma solução eficiente para cuidar da sua saúde da melhor forma. Além de ter acompanhamento médico individualizado, você pode tirar suas dúvidas e ter acesso a diversos serviços como:

bioimpedância;
autocuidado;
aplicação de injetáveis;
exames laboratoriais;
acompanhamento de colesterol, diabetes, hipertensão, ganho de peso, entre outros;
auxílio para tabagismo e muitos outros.

Como percebeu, as doenças cardiovasculares são sérias e oferecem riscos graves à saúde. Portanto, adotar uma vida saudável e manter o acompanhamento médico é indispensável para ter qualidade de vida, evitar problemas e garantir longevidade.

Gostou desse post? Se deseja saber como cuidar da sua saúde de um jeito prático e eficiente, não perca tempo! Acesse o nosso site e conheça agora mesmo o Clinic Farma.