Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Dieta ou exercício? Veja o que é mais eficaz para perder peso

Vai fazer dieta ou exercício? Cada um deles tem suas vantagens para ajudar a perder peso e conquistar um corpo e saúde melhores!


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Dieta ou exercício? Veja o que é mais eficaz para perder peso

Você precisa perder peso, mas está na dúvida se começa a fazer dieta ou exercício? Essa é uma boa pergunta para ser respondida antes de você começar qualquer uma das duas atividades, ou até mesmo ambas ao mesmo tempo.

Existem vários caminhos para perder peso. Mas, cada um deles levará a um resultado diferente. Por isso, na hora de escolher entre dieta ou exercício, avalie sempre qual é a melhor solução, alinhada ao seu objetivo. Por exemplo, um cardápio enxuto é menos calórico, enquanto as atividades físicas vão queimar a gordura do corpo em menos tempo.

Neste post vamos tirar essa dúvida sobre dieta ou exercício, comum entre pessoas que precisam perder peso, e explicaremos as vantagens das duas. Continue a leitura! 

Dieta ou exercício? Qual é a diferença entre elas?

A dieta é uma reorganização do seu cardápio diário, feita com o objetivo de entregar mais saúde. 

Existem vários tipos de dietas, mas, nesse caso, estamos falando de uma que deve evitar o acúmulo de calorias no seu organismo. Logo, uma dieta nesse sentido é feita para emagrecer, ingerindo bons nutrientes e fazendo você perder peso lentamente.

Já os exercícios físicos são um conjunto de atividades que visam primeiro, dar mais vigor corporal. Nadar, correr, caminhar, fazer musculação, pedalar, entre outros, são exemplos de exercícios para ganhar resistência, tônus muscular e, claro, perder peso

Contudo, para que eles surtam efeito, devem ser feitos pelo menos de duas a três vezes por semana, por cerca de 30 minutos.

Quais são as vantagens da dieta?

A dieta entregará todas as substâncias exigidas pelo seu biotipo, forma como o seu corpo e organismo se comportam. Assim, ela vai adequar todas as refeições, desde o café da manhã até o jantar e, inclusive, sobremesas, para que elas entreguem calorias, vitaminas, minerais e a energia que o seu corpo precisa.

Entre as principais vantagens estão: 

perda de peso;melhor disposição;maior bem-estar;evitar problemas relacionados ao sistema digestivo;melhora do humor;previne doenças que surgem com a idade, como a osteoporose e o Alzheimer;reduz o risco de ter diabetes;aumenta a saúde do sistema sanguíneo.

Quais são as vantagens do exercício físico?

Os exercícios devem ser feitos da forma adequada e com a orientação de profissionais, especialmente para perder peso. Já que para esse objetivo, praticar atividades de forma intensa na busca pela perda de peso rápida, pode causar problemas de saúde.

Veja os principais benefícios da prática de exercícios físicos: 

melhora da disposição física;
aumento da força física
melhora do humor;redução do risco de câncer;perda de peso;melhora da saúde mental;contribui para o sono;controla a pressão arterial;regula a glicemia;combate a ansiedade;evita a depressão e outros distúrbios;reforça o sistema imunológico.

Como perder peso combinando a dieta ao exercício físico?

Para extrair o melhor da dieta ou exercício, um caminho seguro e que dá resultado, é combinar os dois lados. Ou seja, fazer cada um, de forma constante e ordenada, para perder peso com rapidez e sem prejudicar o seu organismo. 

Desse modo, enquanto a dieta vai entregar tudo o que o seu corpo precisa e não ganhar peso, as atividades físicas vão usar os nutrientes das refeições, potencializando seus efeitos no organismo.

Quais são os exercícios físicos que posso fazer?

Há uma grande variedade que pode ser feita. Mas, sempre veja aquele que melhor combina com a sua rotina, perfil e possibilidades físicas.

Confira uma lista de exercícios simples para praticar: 

ioga;
caminhada;
corrida;
natação;
musculação;
ciclismo;
hidroginástica;
pilates.

Como fazer uma alimentação balanceada?

Para conseguir bons resultados na perda de peso, sem o risco de passar mal por comer pouco ou com menos nutrientes que o seu corpo precisa, sempre consulte um nutricionista. Há algumas dicas que funcionam para quase todos que buscam emagrecer.

Confira sugestões de alimentação para perder peso: 

consuma mais frutas in natura, como maçã, abacaxi, mamão, pera e abacate;
prefira legumes e verduras no almoço e jantar;
evite alimentos industrializados;
reduza o consumo de carboidratos, como massas, pães, bolos;
consuma mais peixes ao invés de carnes vermelhas;
beba bastante água e sucos naturais, de preferência sem açúcar.

Viu? Perder peso não é difícil quando se usa a dieta ou exercício da forma correta ao seu biotipo. Por isso, invista nessas práticas diariamente, para ter mais saúde e disposição

Além disso, também é possível recorrer à Farmácias de Manipulação — como a Manipulação Pague Menos, que têm fórmulas que inibem o apetite e reduzem a barriga.

Aproveite que está buscando formas de emagrecer, e assista este vídeo com mitos e verdades sobre o emagrecimento!