Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Cuidados com os pés

Dicas para quem usa sapatos fechados todos os dias


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Cuidados com os pés

Base da nossa sustentação, os pés aguentam muita coisa e sofrem com a correria do dia a dia. Numa rotina acelerada, na qual nos deslocamos para vários lugares e ficamos de pé por várias horas, nossos pés ficam tão cansados quanto nós, e mais ainda quando presos em sapatos fechados. Sendo assim, sua saúde é prejudicada.

Quando isso acontece, nossos pés ficam suscetíveis à ação de diversos fungos e bactérias. Esses organismos ocasionam vários problemas, como o chulé e as micoses. As unhas, as áreas entre os dedos e a sola dos pés são as regiões mais afetadas com mau cheiro e sensação de coceira. Portanto, alguns cuidados são necessários.

Limpeza

Um passo importante a ser realizado antes e depois de usar sapatos fechados. A limpeza é necessária, pois retira as células mortas dos nossos pés e impede a proliferação de fungos. Lave com sabonetes e esfolie os pés a cada duas semanas. E, sempre que possível, passe hidratantes também.

Meias

Se você irá usar sapatos fechados, as meias são imprescindíveis. Elas evitam o contato direto dos pés com o tecido dos sapatos, que pode estar sujo. Lembre-se sempre de secar bem os seus pés antes de pôr meias e de trocá-las sempre que possível.

Unhas

As unhas requerem uma atenção especial no cuidado dos pés. Por acumularem muita sujeira, elas estão mais propícias a serem afetadas por micoses. Diante disso, elas devem ser limpas e cortadas regularmente. Essa prática também previne que as unhas fiquem encravadas.

Sapato confortável

A escolha do sapato correto é muito importante para a preservação dos pés. Quando o trabalho ou os estudos nos fazem seguir um código de vestimentas, temos que pelo menos optar por conforto. Por isso, use sapatos com o tamanho adequado para os seus pés, com um formato que previna as dores nessa região.

Se você desenvolver problemas nessa região, procure um dermatologista ou ortopedista para conseguir o tratamento adequado.