Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Cenários da vacinação contra COVID no Brasil

Aderência da primeira dose pela maioria da população e dose de reforço para adultos indica que cenário da vacinação será positivo em 2022


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Cenários da vacinação contra COVID no Brasil

Por: Ladinne Campi

Desde o dia 18 de janeiro de 2021, quando a primeira vacina contra a Covid-19 foi aplicada em São Paulo, os brasileiros foram tomados pelo sentimento de alívio e esperança. O país avança, diariamente, em número de imunizados e até meados de dezembro, o Brasil conta com:

160.206.836 pessoas imunizadas com a primeira dose (75,1% da população);

139.989.809 pessoas totalmente imunizadas;

300.194.645 total de doses aplicadas.

Mesmo com números expressivos, autoridades e profissionais da saúde seguem batendo na mesma tecla: medidas de proteção devem continuar, inclusive, em pessoas que completaram o esquema vacinal. A recomendação é que a população continue usando máscaras, higienizando as mãos, respeitando a etiqueta respiratória, além de manter a higiene e evitar aglomerações. Essas medidas são fundamentais para impedir o surgimento de novas variantes da doença.

O que podemos ver na prática foi que a redução da transmissão do vírus Sars-CoV-2 depende de um número expressivo de pessoas vacinadas: mais de 70% da população. Além disso, as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes após duas doses, com intervalo entre ambas. Em outras palavras, significa que o organismo não cria anticorpos imediatamente, pois não existe imunidade instantânea.

A dose de reforço, entretanto, foi incorporada nos últimos meses a fim de potencializar os efeitos da vacina. No mês de novembro, o Ministério da Saúde autorizou os brasileiros a tomarem a terceira dose cinco meses após a segunda. Até então, a recomendação envolvia idosos, profissionais da saúde e imunossuprimidos (pessoas com problemas no sistema imunológico).

Dessa forma, todos os brasileiros com mais de 18 anos têm liberação para receber a terceira dose das vacinas CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca nos 38 mil postos de saúde presentes no território brasileiro. Para aqueles que tomaram a dose única da Janssen, a indicação é tomar uma segunda dose após dois meses e a dose de reforço (terceira dose) após cinco meses.

Autoridades recomendam seguir a Secretaria de Saúde de cada estado, que contam com calendários próprios, seguindo orientações do governo federal. Outra recomendação baseia-se no esquema de vacinação heteróloga, com doses diferentes.

Ainda em relação à população já imunizada (mesmo com as três doses), sabe-se que este público pode continuar transmitindo o vírus de outras formas, como por exemplo através do ambiente, uma vez que superfícies contaminadas também são um foco de contaminação em potencial. Além disso, a vacina não apresenta evidências que evite a transmissão da Covid-19, oferecendo, portanto, uma diminuição nos sintomas graves.

Mais uma vez, faz-se necessário reforçar as medidas de biossegurança, além das citadas acima:

• Mantenha os ambientes limpos e ventilados;

• Mantenha uma alimentação equilibrada e duma bem;

• Mantenha distância de um metro e meio de outras pessoas;

• Não compartilhe objetos de uso pessoal;

• Higienize objetos usados com frequência, como celular e brinquedos;

• Não toque nos olhos, nariz, boca ou na máscara de proteção sem que as mãos estejam devidamente higienizadas.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

5 Mitos e verdades sobre as vacinas contra COVID-19

Vacina da Covid-19 representa esperança de dias melhores?

Novas variantes do Coronavírus