Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Causas e tratamentos das varizes na gravidez

Elas surgem durante a gestação e causam desconfortos. A boa notícia é que é possível amenizar e até evitar as temidas varizes.

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Causas e tratamentos das varizes na gravidez

Por: Ladinne Campi

De cada três gestantes, uma sofre com as temidas varizes. Isso ocorre por inúmeros motivos:

- Aumento de peso;

- Alterações hormonais;

- Histórico familiar;

- Sobrecarga das veias graças ao volume de sangue;

- Pressão do útero sobre as veias dos membros inferiores.

Os desconfortos vão além da estética: causam sintomas como dor e inchaço. Felizmente, existem formas de prevenir esse problema. São elas:

- Consultar, previamente, um médico angiologista;

- Lançar mão de meias de compressão, principalmente no terceiro trimestre, pois ajudam na circulação. Recomenda-se usar durante o dia e contar com ajuda de um profissional para recomendar o modelo, tamanho e compressão, já que o uso inadequado pode ser prejudicial.

- Manter uma rotina regular de exercícios físicos para ajudar na circulação e minimizar os inchaços. Dê preferência a modalidades com pouca força e muitas repetições.

- Evitar permanecer de pé por muito tempo;

- Investir em calçados confortáveis;

- Elevar os membros inferiores ao repousar. Permaneça, no mínimo, 10 minutos nessa posição, três vezes ao dia.

- Evitar o ganho excessivo de peso;

TRATAMENTOS

Existem inúmeros tratamentos para amenizar as varizes, que vão desde aplicação de espuma nos vasos afetados à cirurgia. Porém, durante o período de gestação ou lactação, as mamães devem ter paciência, já que são contraindicados. A boa notícia é que boa parte dos vasinhos e varizes desaparecem após o nascimento do bebê.

Já em casos mais graves, os riscos envolvem trombose venosa profunda. Segundo especialistas, é um quadro bastante raro, mas no caso de varizes descompensadas, a sugestão é contar com o acompanhamento de um cirurgião vascular. Cuidar de si é a melhor maneira de se preparar para a melhor fase da vida!