Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Candidíase: O que é, como prevenir e tratar?


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Candidíase: O que é, como prevenir e tratar?

Por: Criz Campos

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans e pode ocorrer em homens e mulheres. "Esse microrganismo é um fungo que inclusive pode ser encontrado naturalmente na flora vaginal de até 20% das mulheres saudáveis e assintomáticas", explica a ginecologista Nadiejda Nobre.

Na maioria dos casos a candidíase acomete as mulheres e tratamento é um conjunto de ações. "Anatomicamente a genitália feminina é diferente da masculina, sendo a vagina um ambiente mais favorável a proliferação da Cândida devido ser um ambiente mais úmido", completa a médica.

A candidíase pode ocorrer em mulheres de todas as idades e independente do inicio a vida sexual. Normalmente acomete a região genital, mas também pode aparecer em outros locais, como na boca, conhecida também como sapinho, garganta, pele e unhas, por exemplo.

O diagnóstico da candidíase genital feminina é confirmado pelo médico ginecologista e da masculina, pelo urologista. A confirmação é dada a partir da observação dos sinais e sintomas, além de exames laboratoriais.

Sintomas:

- Coceira

- Ardor

- Secreção

- Inchaço

- Fissura

- Inflamação

- Vermelhidão

- Afta

- Dor na garganta ao engolir

Causas

- Relação sexual sem preservativo

- Diabetes

- Obesidade

- Gravidez

- Roupas íntimas apertadas

- Roupas íntimas de material sintético

- Ficar muito tempo com biquíni, sunga ou maiô molhados

- Baixa imunidade

- Uso constante de antibiótico

Atenção!

Higienizar muitas vezes a região pode ser um problema. "O excesso de higiene altera o pH e flora vaginal facilitando infecções oportunistas e proliferação inadequada da Candida sp", destaca a ginecologista

Tratamento:

- Cremes locais

- Comprimidos

- Alimentação pobre em açúcar

- Alimentação saudável

Prevenção:

Para prevenir a candidíase, a higiene da região íntima é fundamental e deve ser, de preferência, com sabonete líquido de PH neutro.

- Use, sempre, camisinha, na relação sexual

- Use roupas íntimas de algodão

- Não use absorvente íntimo todos os dias

- Evite roupas muito justas

- Evite usar roupas molhadas por muito tempo

"Inclusive pode dormir sem calcinha. Permitir o equilíbrio da flora vaginal natural adequadamente, sem uso exagerado de produtos. Além disso, manter uma alimentação saudável e combater o estresse", completa a médica.

Fonte: Nadiejda Nobre, ginecologista.