Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saiba quais são os benefícios da vitamina A para o corpo

Confira quais são os benefícios da vitamina A e como ela ajuda a fortalecer o organismo!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Saiba quais são os benefícios da vitamina A para o corpo

A vitamina A é responsável por várias ações que ajudam o corpo humano a se manter forte e saudável. Entre elas, destacam-se as contribuições para a renovação dos tecidos e a melhora na imunidade.

Além disso, o micronutriente é muito importante para o crescimento das crianças e ajuda a evitar uma série de doenças. Para saber mais sobre os benefícios da vitamina A, continue a leitura!

O que é vitamina A?

A vitamina A é micronutriente lipossolúvel, encontrado em tecidos animais, sob forma de retinol, e em vegetais, como carotenoide. Ela é conhecida pela ação antioxidante, que protege o corpo dos processos degenerativos, e contribui para o fortalecimento da imunidade.

O mamão é uma excelente fonte de vitamina A.

Como toda vitamina, não é fabricada pelo corpo humano e é absorvida a partir da ingestão de alimentos que a contém. Também é muito importante para a renovação celular e para o desenvolvimento infantil.

Por ser uma substância tão relevante para o organismo, é preciso se atentar aos seus níveis para que não ocorram deficiências que prejudiquem seu funcionamento.

Para que serve a vitamina A?

A vitamina A contribui para várias funções do corpo humano. O micronutriente é essencial para a proteção e manutenção da visão, evitando doenças como a degeneração macular, para a renovação das células que formam os tecidos e para a atuação adequada do sistema imunológico.

Sua ação antioxidante também combate os radicais livres, responsáveis pela aceleração do envelhecimento e pela ocorrência de algumas doenças, como a artrite.

Outro ponto significativo é seu papel no desenvolvimento das crianças. A vitamina A é fundamental para a formação da dentição, dos ossos, da pele e dos olhos. Isso porque está relacionada com a liberação do hormônio GH, também conhecido como hormônio do crescimento.

A vitamina A contribui para o crescimento e desenvolvimento infantil.

Nas crianças e também nos idosos, a carência do macronutriente pode causar ainda xeroftalmia, doença chamada de cegueira noturna.

Onde encontrá-la?

A vitamina A pode ser encontrada em vários alimentos, tanto de origem animal como vegetal. Sob forma de retinol, o micronutriente está presente em grande quantidade no fígado de boi, na gema de ovo, no leite e nos óleos de peixes.

Já como provitamina A, sob forma de carotenoide, é encontrada nos vegetais folhosos verdes, como a couve e o espinafre; em vegetais amarelos ou alaranjados, como a abóbora, a batata-doce e a cenoura; em frutas, como a manga, a goiaba, o caju, o damasco e o mamão; além dos óleos vegetais, como os de buriti, pequi e dendê.

A cenoura e o espinafre são exemplos de fontes de vitamina A.

Outra fonte de vitamina A é o leite materno. A amamentação garante toda a quantidade do micronutriente que os bebês necessitam até os seis meses e, após a introdução alimentar, permanece sendo uma ótima forma de absorção da vitamina.

É importante lembrar que o fígado humano é capaz de armazenar e manter uma reserva da vitamina para que o organismo utilize quando necessário. No entanto, pode haver deficiência do nutriente quando a reserva não é reposta, sendo fundamental a ingestão constante de alimentos ricos em vitamina A.

Quais são os benefícios da vitamina A?

A vitamina A é capaz de fortalecer e contribuir para o bom desempenho de várias atividades do organismo. Confira a seguir alguns dos benefícios do micronutriente!

1. Reforço do sistema imunológico

Como dito anteriormente, um dos principais benefícios da vitamina é o fortalecimento do sistema imunológico. Incluir na alimentação cotidiana alimentos que tenham o micronutriente ajuda a evitar a vulnerabilidade do corpo a infecções, inflamações e demais contratempos.

2. Melhora na saúde da pele e dos cabelos

Além da ação antioxidante já mencionada, que ajuda a manter a renovação das células, a vitamina A contribui para a produção de colágeno do organismo.

Esse elemento atua na composição da pele, dos cabelos e das unhas, e bons níveis do micronutriente podem deixá-los mais resistentes. Como resultado, a aparência dessas estruturas também melhora significativamente.

A vitamina A contribui para o fortalecimento da pele, das unhas e dos cabelos.

No caso dos cabelos, a vitamina também contribui para o nascimento de novos fios. É importante ressaltar que nos casos de queda capilar, somente a ingestão do micronutriente não basta, é preciso procurar um médico dermatologista para um diagnóstico preciso.

3. Contribuições para a gravidez

A vitamina A tem uma função muito importante na saúde das gestantes. O elemento contribui para o bom desenvolvimento do embrião, em todos os sentidos. Ossos, órgãos e, principalmente o cérebro, se beneficiam.

Além disso, a ingestão de alimentos fontes do micronutriente diminui as chances das grávidas desenvolverem anemias e infecções.

4. Colaborações na saúde dos olhos

Não é à toa que a frase clássica “comer cenoura faz bem para os olhos” é tão popular. Outro benefício da vitamina A, já citado anteriormente, é para a saúde dos olhos.

O micronutriente ajuda a fortalecer a córnea, parte que recobre os olhos com uma fina camada e tem como função proteger os órgãos de infecções, focar as imagens e captar a luz.

Além disso, por retardar os processos degenerativos, a vitamina ajuda a evitar as doenças decorrentes deles.

Manter bons níveis de vitamina A é ótimo para a saúde ocular.

5. Fortalecimento de ossos e dentes

O cálcio e a dentina, elementos envolvidos na composição dos ossos e dos dentes, respectivamente, são fortalecidos com o consumo frequente de alimentos que tenham vitamina A.

Isso ajuda a manter a aparência dos dentes mais vistosa e também a garantir ossos fortes, prevenindo lesões e inflamações nessas partes do corpo.

6. Potencializa o ganho de massa muscular

A vitamina A tem papel importante na construção do tecido muscular. Quando combinada com outros nutrientes que também ajudam nesse processo, ela é capaz de auxiliar o ganho de massa nos músculos, que também são fortalecidos.

Perigos do excesso da vitamina

Como observado, a vitamina A é muito benéfica ao corpo. No entanto, a ingestão excessiva do micronutriente pode ocasionar problemas, como perda de apetite, pigmentação amarelada da pele, dores de cabeça, tonturas, mal-estar e dor nos ossos. Por isso, sua suplementação e as doses devem ser indicadas e orientadas por um médico.

É preciso recomendação médica para suplementar a vitamina A.

No caso das grávidas, as adversidades podem ser ainda mais graves, como a malformação fetal, portanto, não se deve realizar a suplementação sem respaldo médico em nenhuma hipótese.

Monitorar a vitamina A e verificar como está sua taxa ajuda a manter os benefícios que o micronutriente garante ao corpo. Caso o médico indique a suplementação, conte com a Farmácia de Manipulação da Pague Menos.

Nossas fórmulas são produzidas com as melhores matérias-primas, com muita segurança e qualidade. Clique no banner abaixo e saiba mais!