Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Azia ou má digestão? Veja como diferenciá-las e cuidados

Quer saber se está com azia ou má digestão? Apesar de confundidas, elas são problemas distintos. Entenda aqui!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Azia ou má digestão? Veja como diferenciá-las e cuidados

Algumas vezes, logo após as refeições ou enquanto elas ainda estão ocorrendo, começamos a sentir incômodos abdominais. Isso pode ocorrer por inúmeros motivos, como azia ou má digestão.

Saber as diferenças entre os problemas e sintomas pode ser fundamental para entender o que pode estar acontecendo. Por isso, preparamos um conteúdo sobre as diferenças entre os dois principais desconfortos abdominais, suas possíveis causas e como evitá-los. Veja a seguir!

Diferenças entre azia e má digestão

Embora muitas pessoas confundam, a azia e a má digestão são problemas distintos. A azia é uma queimação advinda de um refluxo ácido, que ocorre por conta de um mau funcionamento do esfíncter esofágico, que deixa de controlar o suco gástrico, permitindo que ele chegue ao esôfago.

A má digestão, por sua vez, é caracterizada por uma dor ou desconforto abdominal e tem relação com o estômago. Ela pode estar ligada a outros distúrbios gástricos e causar enjoos, indisposição, vômitos e sensação de estômago cheio durante a refeição ou logo após comer.

Os problemas de azia e má digestão, apesar de por vezes serem considerados a mesma coisa, apresentam diferenças significativas.

O que é azia?

Como mencionado anteriormente, a azia é uma sensação de queimação que sobe do estômago ao esôfago, trazendo o desconforto até a garganta. Esse problema ocorre quando o ácido estomacal, produzido durante o processo digestivo, consegue atravessar o esfíncter esofágico.

Possíveis causas

Se você já se perguntou o que pode causar azia, saiba que a principal motivação é considerada o refluxo gastroesofágico. Esse distúrbio é comum e definido como o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago. Esse movimento gera a irritação do tubo alimentar e, consequentemente, a sensação de queimação e regurgitação.

Isso porque apenas o estômago tem a camada de proteção contra as substâncias ácidas produzidas durante a digestão dos alimentos. Esse tipo de refluxo pode ainda acarretar a inflamação do esôfago, conhecida como esofagite.

A azia também pode ser consequência da gastrite, a inflamação do revestimento do estômago. Por isso, é importante atentar para a frequência com que os episódios aparecem e se repetem, já que a queimação pode ser sintoma de problemas mais sérios.

Há ainda outros fatores que podem desencadear a azia, como o estresse, o tabagismo, a obesidade, a ingestão de um grande volume de alimentos, muita cafeína ou comidas ácidas, o uso de alguns medicamentos e a gravidez.

A azia pode contar com diferentes causas.

Sintomas da azia

O sintoma mais significativo da azia é a queimação, que pode ocorrer no esôfago e na garganta. Além dele, a condição também pode gerar um gosto ácido ou amargo na boca, ardor no peito, além de arrotos constantes e involuntários.

Tratamentos

Nos casos de azia esporádica, normalmente o problema tende a desaparecer algumas horas após a refeição. Alguns medicamentos podem ser utilizados para amenizá-la, como os antiácidos, mas é importante lembrar que seu uso deve ser feito de forma adequada.

Em caso de situações em que a azia se torna frequente, é necessária a avaliação de um médico gastroenterologista para entender se a condição está associada a outras patologias, que terão tratamentos específicos.

Como evitá-la

Para evitar sentir a azia, é preciso repensar alguns hábitos alimentares. Não pular refeições ou ficar muito tempo sem comer, mastigar bem a comida, não comer e beber ao mesmo tempo e não deitar logo após a ingestão de alimentos são algumas das dicas para que o problema não ocorra.

Beber e comer ao mesmo tempo, apesar de um hábito comum, pode atrapalhar o funcionamento do esfíncter esofágico, o que causa azia.

Além disso, ingerir moderadamente bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chocolate, pimentas, alimentos gordurosos, frituras e ingredientes ácidos, como molho de tomate e vinagre, pode ajudar a não desencadear a azia.

O que é má digestão?

A má digestão, também chamada de dispepsia ou indigestão, é uma condição de desconforto ou dor na parte superior do abdome. Normalmente, é acompanhada pela sensação de ter comido demais, arrotos e, em alguns casos, cansaço e vômito.

Possíveis causas

O problema também pode estar associado a algumas patologias. A indigestão pode ocorrer por conta da gastrite, de úlceras, do cálculo biliar e síndrome do intestino irritável. Além disso, é comum em grávidas, por conta das alterações hormonais e no próprio corpo da gestante.

Outras possibilidades de causas para a adversidade são tabagismo, parasitoses, intolerâncias alimentares, doença celíaca, consumo de muito café, ingestão de quantidade excessiva de alimentos e aerofagia, quando se engole muito ar ao comer ou beber.

Alguns alimentos também podem causar má digestão, como as comidas gordurosas e pesadas, o álcool e os ultraprocessados.

Quando a má digestão é frequente, normalmente ela está associada a outros distúrbios.

Sintomas da má digestão

Como mencionado, os principais sintomas da dispepsia são o desconforto abdominal, a sensação de estômago cheio e os arrotos. Também podem surgir náuseas, vômitos, sonolência e excesso de gases.

Diagnóstico

Assim como a azia, em caso de indigestão recorrente, é necessário procurar um médico para investigar o que está ocasionando-a, diagnosticar se há uma patologia e indicar seu tratamento.

Tratamentos

Se você está pensando “má digestão: o que fazer?”, saiba que somente os médicos gastroenterologistas podem orientar um tratamento adequado. Isso porque, na maioria das vezes, ela está associada a algum distúrbio, que precisa ser identificado antes de qualquer tentativa de solução.

Procurar um médico é essencial para encontrar o tratamento adequado para a má digestão.

Como evitá-la

De qualquer forma, é possível realizar algumas ações para evitar a indigestão. Diminuir a quantidade de alimentos gordurosos e frituras no dia a dia, além de bebidas alcoólicas, é uma ótima maneira de impedir o surgimento do problema.

Mastigar corretamente e não ingerir líquidos durante as refeições também podem ser boas alternativas.

Saber o que diferencia a azia e a má digestão ajuda a ter uma noção maior a respeito das condições quando elas ocorrem. E caso você esteja com um desconforto nesse sentido, saiba que é possível tirar suas dúvidas no atendimento Clinic Farma da Pague Menos.

Nossos farmacêuticos são capacitados e realizam serviços como aferição de pressão e de glicemia. Tudo isso em salas equipadas, que garantem o máximo conforto. Para saber mais sobre o consultório, clique no banner abaixo!