Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

A doença coronária: causas, sintomas e tratamentos

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
A doença coronária: causas, sintomas e tratamentos

No próximo sábado (29) é celebrado no mundo inteiro o Dia do Coração. A data, instituída pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation), existe para promover os cuidados a tomar para ter uma vida equilibrada e manter o coração saudável. A organização salienta que é possível obter qualidade de vida e bem-estar em casa ou no trabalho, e precisamos fazer isso com urgência, afinal, os problemas do coração são bastante comuns e afetam muitas pessoas.

A doença coronária ou doença arterial coronariana é um dos problemas cardiovasculares mais populares e atinge pessoas de diversas maneiras. Ela é caracterizada, principalmente, pela obstrução dos vasos responsáveis pelo transporte do sangue ao coração. Como essa obstrução ocorre? Pelo acúmulo de gordura nesses vasos, dificultando cada vez mais a passagem do sangue até o órgão. Em casos mais graves, as artérias ficam danificadas a ponto de não permitirem o acesso de nenhuma quantidade de sangue.

Causas e sintomas

Mas o que causa a doença coronária? Médicos indicam que o surgimento desse problema está associado a uma variedade de maus hábitos adotados na vida cotidiana, indo desde a alimentação ao uso de certas substâncias. O excesso de comidas gorduras, o sedentarismo, o tabagismo, o consumo de álcool e até o estresse podem ser fatores que contribuem para a doença coronária se manifestar no organismo.

Os sintomas estão geralmente associados à região do peito e à respiração. Dores nessa área, assim como sensação de aperto são bastante comuns. Dificuldade para respirar e cansaço constante também figuram entre os sintomas. Esses sinais indicam o aparecimento da angina no peito, da arritmia ou do infarto do miocárdio, principais consequências da doença coronária. 

Tratamentos

O tratamento para a doença coronária tem como objetivos liberar o fluxo sanguíneo nos vasos obstruídos, melhorar a respiração do paciente e fortalecer o coração. Para isso, diversos hábitos devem ser adotados diariamente de modo que transformem a vida da pessoa, como:

• Prática regular de exercícios físicos;• Dieta rica em proteínas e vitaminas;• Redução do índice de gorduras e açúcares na alimentação;• Corte do consumo de álcool e tabaco;• Medicamentos em casos de hipertensão, diabetes e colesterol alto.

O diagnóstico da doença coronária pode ser feito a partir de uma bateria de exames proposta por um cardiologista. Se você sente algum dos sintomas citados acima, marque uma consulta. Mas, você sempre pode se prevenir tendo bons hábitos na alimentação e nas atividades físicas. Não perca seu tempo e se cuide!

No Clinic Farma, você recebe acompanhamento individualizado no seu tratamento, tira dúvidas sobre sua saúde com farmacêuticos capacitados e ainda tem acesso a diversos serviços, como aferição de pressão, glicemia e hemoglobina glicada. Tudo isso em salas equipadas para garantir o maior conforto.