Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

10 atitudes para redobrar os cuidados com a Covid-19

No Brasil, número de óbitos já ultrapassa 200 mil. A doença segue crescente em pelo menos 18 estados. Por isso, medidas de prevenção devem ser redobradas.


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
10 atitudes para redobrar os cuidados com a Covid-19

Por: Ladinne Campi

Vivemos mudanças significativas no último ano. A maior dela, sem dúvidas, foi perder o direito de sair de casa, principal medida para evitar o aumento do contágio do novo coronavírus. Recentemente, o Google revelou que a pesquisa "o que é" mais realizada no Brasil em 2020 foi o termo "lockdown", que em português significa "bloqueio total".

Além do "lockdown", precisamos, aprender e conviver com o termo "etiqueta respiratória", uma série de comportamentos e cuidados para evitar a transmissão do vírus, que se espalha, predominantemente, através de gotículas expelidas ao tossir e espirrar. Porém, o contágio também se dá através do contato com uma superfície infectada, havendo contato com olhos, nariz ou boca.

Estamos diante de uma nova cepa doença. Segundo o biólogo Nick Davies, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM), a nova variante identificada no país é entre 50 e 74% mais contagiosa. A vacina, entretanto, ainda não é uma realidade para a grande maioria das pessoas. Dessa forma, faz-se necessário, mais do que nunca, redobrar as medidas de proteção.

Segundo o Ministério da Saúde, são elas:

1- Mantenha mãos e punhos higienizados com álcool em gel 70% ou água e sabão. A lavagem completa deve durar, em média, 50 segundos. Em locais públicos, transportes públicos e locais com objetos compartilhados, a frequência deve ser ampliada.

2- Cubra a boca e nariz com lenço ou parte interna do cotovelo ao espirrar.

3- Evite tocar no rosto se as mãos não estiverem higienizadas.

4- Lugares públicos e de convívio social exige distância de, no mínimo 1 metro entre as pessoas. Lembre-se que ainda não é o momento de abraçar, beijar e apertar as mãos!

5- Não esqueça de higienizar o celular, brinquedos e demais objetos usados constantemente.

6- Objetos de uso pessoal e higiene pessoal não devem ser compartilhados.

7- Substitua o ar-condicionado por janelas e portas abertas para garantir a ventilação dos ambientes.

8- Diante de sintomas, suspenda, imediatamente, o contato com pessoas do grupo de risco e busque atendimento nos serviços de saúde ou orientação médica.

9- Preserve a imunidade através de boas noites de sono e alimentação equilibrada.

10- Use a máscara em todos os ambientes. Segundo o órgão, itens de tecido não são consideradas EPI - Equipamento de Proteção Individual, mas atuam como barreira física para gotículas de saliva.

Segundo o portal Viva Bem, uma pesquisa epidemiológica do Instituto Butantan constatou que antes do isolamento, uma pessoa infectada transmitia o vírus para, em média, seis pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados devem ser contínuos enquanto a crise da Covid-19 permanecer.

Fonte: Ministério da Saúde, OMS - Organização Mundial da Saúde, Nick Davies (biólogo da LSTHM - Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres) e Portal Viva Bem.