Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Você sabe como surgiu a #TBT?

O termo é um dos mais usados nas redes sociais a cada quinta-feira

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Você sabe como surgiu a #TBT?

Por: Criz Campos

TBT é uma sigla muito usada nas redes sociais, especialmente, às quintas-feiras no Instagram. A junção dessas letras representa as palavras Throwback Thursday, que em inglês, significam, respectivamente, retrocesso, regresso ou retorno e quinta-feira, e podem ser traduzidas como "retorno à quinta-feira", no sentido de relembrar um marco em alguma quinta-feira. As lembranças postadas, geralmente, são um momento feliz e divertido de quem posta, mas também pode ser um marco do passado não tão feliz.

Hashtag

Hastag é o símbolo #, também conhecido como jogo da velha. Se usa o símbolo # seguido de uma palavra para marcar, como uma espécie de catálogo, determinados assuntos. Por exemplo, se você quer saber sobre um conteúdo específico, basta digitar a hashtag (#) seguida da palavra-chave do conteúdo que está buscando e todas as postagens relacionadas a esse assunto, aparecerá para você.

A origem do TBT

Quando surgiu?

Há relatos de que expressão TBT surgiu em 2003, mas apareceu mais forte no ano de 2006, como título de uma série de cartoons em um blog nos Estados Unidos, em que toda quinta-feira era postado um tênis antigo, com o termo Throwback Thursday.

Nas redes sociais, há duas teorias sobre o aparecimento da hashtag. A primeira, em 2007, na foto de uma blogueira que postou uma imagem de bebês no Twitter e a segunda, em 2008, em um post com a expressão "#throwbackthursday", mostrando a nostalgia sobre uma música, mas as famosas letras TBT ganharam o mundo mesmo por volta do ano de 2012, quando a família Kardashian começou a utilizar #tbt , com frequência, em suas fotos nas redes sociais. À partir de então muita gente adotou essa terminologia, gerando a grande popularidade que a hashtag tem hoje em dia.

Como e quando usar a #tbt ?

- Redes Sociais

A sigla pode ser usada em várias rede sociais como Twitter, Facebook e Instagram.

- Acontecimentos do passado

No início, a #TBT era usada em fotos antigas, hoje em dia é comum vermos essa citação em fotos ou vídeos mais recentes também. Não há um período determinado para o uso dessa expressão. Pode postar uma foto muito antiga e uma de 1 dia atrás, por exemplo.

Seguindo ao pé da letra o significado da sigla TBT, o dia indicado para o uso é a quinta-feira, mas isso não é regra. Atualmente vemos a hastag sendo usada em outros dias e tá tudo bem. O que vale mesmo é entrar na tendência.

Use #TBT sempre que quiser postar uma lembrança que deu saudade

A evolução da #TBT

Depois da popularização da #TBT, surgiu a #FBF , para incentivar ainda mais postagens de boas recordações. A sigla FBF é uma referência às palavras Flashback Friday, em que Flashback significa "voltar rapidamente ao passado" e Friday, "sexta-feita".

Sendo assim, há dois dias específicos dedicados as publicações de saudosas recordações: quinta e sexta-feira. Então, se esqueceu de fazer o seu #TBT (na quinta), aproveita e posta seu #FBF (na sexta)

Falando nisso, como hoje é quinta-feira, aproveita a trend e faz o seu post com #TBT !