Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Slow Movement: desacelerar para continuar

Slow movemente, uma desaceleração da vida cotidiana.


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Slow Movement: desacelerar para continuar

Por: Ladinne Campi

2020 ressignificou o tempo. A pandemia do Covid-19 substituiu o ritmo frenético, o excesso de atividades e a falta de conexão com o momento presente por uma "parada obrigatória" que exigiu uma atenção mais profunda sobre nossos estilos de vida e relações. Olhamos para dentro, refletimos sobre a qualidade do nosso tempo e encontramos, quem sabe, novos propósitos de vida.

Este é o ponto central do Movimento Slow (ou Slow Movement), que prega uma maior consciência sobre o ritmo frenético da sociedade atual, cujas agendas se equilibram entre casa, trabalho, academia, faculdade, família, amigos e, se possível, um tempo para o lazer. O movimento, que em português significa "Movimento Devagar", abraça a ideia de executar cada atividade em seu devido tempo, conectar-se com o hoje ao invés de pensar no passado ou futuro e focar na qualidade e no bem-estar da saúde física e, principalmente, mental.

É importante destacar que o movimento reconhece e valoriza as conquistas do tempo presente. Por isso, seus adeptos - espalhados por todo o mundo - não se encaixam em um perfil único e buscam nada mais que uma forma alternativa de lidar com as dificuldades.

Já dizia Saint-Exupéry que "o essencial é invisível aos olhos". O essencial exige sentimento; exige significado para tornar o ordinário, extraordinário. Uma vida com sentido pede aprofundamento e atenção plena. Viver assim parece uma utopia nos dias de hoje, mas entenda: é possível equilibrar-se entre a busca pela felicidade e o senso de produtividade.

O portal Medium explica que o principal responsável pela difusão mundial do Slow Moviment é o jornalista Jean Carl Honoré. O escocês, que publicou o livro Devagar - como um movimento mundial está desafiando a cultura da velocidade (Editora Record), explica que é preciso aceitar que não podemos fazer tudo e focar nas atividades necessárias, eliminando tarefas e hábitos supérfluos.

2021 acaba de nos bater à porta. Que tal botar essa lição em prática?

Fonte: Portal Medium

Imagem: Pixabay