Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Reeducação alimentar: descubra como pode ser fácil adotar

A reeducação alimentar proporciona o ganho de maior qualidade de vida, saúde, vitalidade e bem-estar. Saiba como começar esse processo para reaprender a comer!


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Reeducação alimentar: descubra como pode ser fácil adotar

Ganhar mais , ter um corpo bem definido e boa resistência para encarar as tarefas do dia a dia, exigem disciplina. E esses objetivos podem ser conquistados por meio de um caminho que vai redefinir o seu estilo de vida: a reeducação alimentar. Com passos diários na mudança de hábitos, esse processo vai te transformar por completo.

Desse modo, não é fácil esperar por bons resultados em emagrecimento ou melhora de uma condição de saúde. Talvez, esse seja um dos motivos que levam muitas pessoas a fazerem dietas milagrosas

Já que muitas delas prometem “secar a barriga” em poucos dias. Mas, o caminho ideal está longe disso e te protege de problemas de saúde, que esses outros métodos não garantem. Aqui, reforçamos sempre o acompanhamento de um profissional de saúde, como um nutricionista e também um psicólogo. 

Assim, sua saúde não será prejudicada e os melhores resultados acontecerão ao longo de poucos meses. Além disso, bem-estar, qualidade de vida e vitalidade são conquistas de uma boa reeducação alimentar. 

Por isso, neste post vamos ensinar você a começar esse processo para reaprender a comer bem!

Quais são as principais dicas para começar a fazer a reeducação alimentar?

A reeducação alimentar exige disciplina, mas não se pense que ela é como uma dieta intensa. Pelo contrário, ela fará uma reprogramação na sua forma de encarar a sua, de um jeito simples e sem sofrimento.

O que vai colaborar ainda mais para a sua adesão a esse programa, que traz resultados comprovados de melhoria de saúde para diversos perfis de pessoas.

Beber 2 litros de água por dia

A água tem papel importante na metabolização de e minerais dos alimentos. Portanto, esse é um primeiro passo para começar a se reeducar na alimentação. Ingerir essa quantidade de , também ajuda a eliminar toxinas do seu organismo, auxiliando ainda mais na obtenção do melhor dos alimentos, pelo seu corpo.

Dessa forma, o ideal é beber pelo menos 2 litros de água todos os dias. Porém, não se preocupe, para os primeiros dias você pode beber menos, já que o hábito diário é que vai te fazer beber maiores quantidades.

Para ajudar, mantenha uma garrafa de pelo menos meio litro, sempre por perto. Assim, você sabe que tomar quatro delas será os litros indicados.

Fazer exercícios físicos

A prática de é uma aliada de diversos tratamentos de saúde. Eles vão te trazer muitos benefícios imediatos como o aumento do tônus muscular, melhora da resistência física e perda de peso.

Mas, o que esses exercícios escondem e que ajudam no seu processo de reeducação alimentar, é o aumento do seu apetite. Isso contribui na hora de consumir os alimentos adequados e nos momentos certos.

Ademais, por causa da mudança de cardápio, pode ser que algumas pessoas fiquem mais ansiosas. E o exercício ajuda bastante a , evitando a ingestão de alimentos inadequados, como doces de forma excessiva.

Consumir alimentos saudáveis

O consumo de alimentos saudáveis é uma das principais formas pela qual você vai aprender de fato a ingerir pratos menos agressivos à sua saúde. Já que além dos nutrientes dessas refeições serem muito melhores ao seu organismo, o sabor delas é diferente de outros pratos.

Essa pode ser a parte mais difícil de fazer dentro de um programa de reeducação alimentar. Contudo, é a que vai trazer um estado de saúde geral muito melhor, em pouco tempo de prática. 

Veja o que incluir em suas refeições saudáveis:

nozes e castanhas — castanha de caju, do Pará, noz, amêndoa etc;
grãos e cereais integrais — aveia, centeio, linhaça etc;
frutas in natura — maçã, mamão, pera, goiaba etc;
legumes feitos no vapor ou grelhados;
verduras temperadas com pouco sal;
sucos de frutas naturais.

Comer de 3 em 3 horas

O consumo de alimentos em intervalos menores de tempo, estimula o seu organismo a ter um metabolismo mais acelerado. Isso significa que quanto mais pausas entre cada prato, menos fome você terá e o seu organismo não vai acumular tanto as calorias provenientes das refeições.Logo, com a prática você vai comer cada vez menos em cada , sem perceber. Devido a sensação maior de saciedade, sua fome não vai mais te fazer comer “pratos pesados” no almoço e no jantar.

Veja alguns exemplos de refeições para a reeducação alimentar:

café da manhã — café com leite, pão integral; lanche antes do almoço — uma fruta ou um iogurte; almoço — salada, arroz integral, feijão, filé de frango grelhado ou assado; café da tarde — café, pão integral com manteiga, suco de fruta natural; jantar — salada, massa integral ou prato assado; ceia — chá e torradas integrais.

Reduza o consumo de alimentos industrializados

Evite ao máximo o consumo de alimentos industrializados, pois eles têm muitos conservantes, sódio, açúcar e outros elementos prejudiciais. Logo, fazer a troca pelos alimentos saudáveis que falamos em um tópico acima, é necessário.

Caso você tenha dificuldades de fazer as trocas de uma vez, comece substituindo aqueles alimentos industrializados que você consome com menor frequência. E, aos poucos, você deverá retirar os produtos que ingere quase todos os dias.

Faça refeições práticas

Uma boa forma de você seguir com a reeducação alimentar, sem achar que ela está sendo difícil, é fazer pratos mais práticos. Assim, você vai sentir que é simples manter esse e todos os outros hábitos que envolvem esse processo.Confira alguns pratos que você pode fazer e são muito práticos:

saladas com diferentes verduras;
legumes grelhados ou no vapor;
iogurte com frutas e cereais;
filé de frango assado;
saladas de frutas;
massas integrais;
arroz integral.

Planeje o cardápio da semana

Na hora de colocar a mão na massa, você não pode perder tempo para pensar em qual prato vai fazer a cada momento do dia. Por isso é muito importante planejar o cardápio semanalmente.

Isso faz você economizar tempo e ajuda a organizar as compras de cada ingrediente com antecedência, sem faltar nada “na hora em que a fome bater”. Uma dica é congelar alguns dos pratos que você vai preparar para o almoço e o jantar

Essas refeições são maiores e devem garantir bastante energia a você. Portanto, invista em congelar as porções nos tamanhos adequados para cada momento.

Evite consumir líquidos durante as refeições

Beber um suco ou refrigerante enquanto come, é um hábito de quase todo brasileiro. Contudo, isso prejudica a sua e ainda, faz com que você coma menos do que deveria. Já que o líquido “incha” o estômago e faz com que ele chegue ao limite em pouco tempo, sobrando menos espaço para a refeição.

Logo, se você estiver com sede na hora de comer, beba o mínimo possível ou consuma algo com pelo menos trinta minutos antes de fazer a sua refeição. Então, você não ficará com sede durante o jantar ou almoço, e vai ingerir o prato na porção ideal.

Tenha um ambiente tranquilo para fazer suas refeições

O efeito do ambiente na forma com que você consome um prato é quase natural, e isso reflete também na sua reeducação alimentar. Assim, consumir uma refeição devagar faz com que você coma menos, pois, o seu organismo “se sente satisfeito” em menos tempo.

O contrário, que é comer rápido, faz com que você consuma a comida com tanta rapidez que o seu organismo demora a perceber que já “está satisfeito”. E por isso, você acaba comendo muito mais.

Portanto, busque fazer todas as suas refeições em momentos tranquilos e em um ambiente que ofereça silêncio. Também, evite ao máximo usar o celular ou assistir TV enquanto come, pois eles atrapalham a sua reeducação alimentar.

Quais são as vantagens de fazer a reeducação alimentar?

Fazer uma reeducação alimentar traz muitos benefícios a curto e a, principalmente, longo prazo. Aderir a uma alimentação que seja estável e que não exija tantos esforços de você, que é o jeito que esse método funciona, é mais eficiente do que as chamadas “dietas milagrosas”.

Veja as principais vantagens de fazer a reeducação alimentar:

tempo gasto na preparação é pequeno: passar por uma consulta com um psicólogo assim como um nutricionista é necessário, e eles vão te dar segurança de seguir com a reeducação e aderi-la em poucos meses;
evitar alimentos ricos em sal, gordura e açúcar: a troca de comidas industrializadas por naturais, evita que esses ingredientes prejudiciais sejam ingeridos em excesso;
essa alimentação ajuda a evitar problemas de saúde: problemas de circulação de sangue, infarto, derrame, , diabetes e a são evitadas com a reeducação alimentar;
você passa a usar alimentos mais “comuns” e acessíveis: verduras, legumes e frutas, que são muito disponíveis no Brasil, passam a ser valorizados no seu cardápio;
perda de peso: perder gordura em pouco tempo e sem causar mal-estar.

Fazer a reeducação alimentar vai além de mudar o seu cardápio. Ela traz uma nova forma de se relacionar com a alimentação na sua vida. E a partir de pequenos hábitos relacionados, será mais fácil perceber que a sua saúde e bem-estar ficarão muito fortalecidos com essas mudanças. 

Gostou? Está buscando formas de ter mais equilíbrio e qualidade de vida, através de uma alimentação saudável?