Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Racismo - Uma forma de preconceito e discriminação

É preciso quebrar esse preconceito e falar sobre esse mal


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Racismo - Uma forma de preconceito e discriminação

Por: Criz Campos

O Racismo é a crença em que uma raça, etnia ou algumas características físicas são superiores a outras. É mais comum associado ao preconceito contra os negros, mas também pode se manifestar contra qualquer raça ou etnia.

- Racismo Individual

Acontece por meio de atitudes discriminatórias individuais, por estereótipos, insultos e rejeição a uma pessoa que não possua as mesmas características étnicas que a sua

- Racismo Institucional

Acontece por meio de instituições, como o Estado, igreja e empresas públicas e privadas em que determinados grupos,como negros, são discriminados e rejeitados direta ou indiretamente. Pode até ser inconsciente, mas as empresas são um grande exemplo de lugar de racismo. São oferecidas poucas oportunidades às pessoas negras, cargos de liderança, principalmente. É preciso ver a competência e não a cor da pele.

- Racismo Cultural

Ressalta a crença de superioridade entre as culturas existentes englobando religião, costumes, línguas, por exemplo

- Racismo Ecológico ou ambiental

É quando a população da periferia é marginalizada, não recebe o mesmo tratamento que a população de uma área central

Infelizmente, as pessoas associam incapacidades morais, intelectuais ou psicológicas à cor, o que gera sérios danos à saúde mental.

Consequências comuns em quem sofre racismo:

- Ansiedade

- Tristeza

- Angústia

- Baixa autoestima

- Autocobrança

- Violência

- Sensação de incapacidade

- Depressão

- Suicídio

O racismo, no Brasil, é considerado crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.

De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais da metade da população é negra. De acordo com o instituto, a população negra é composta por pardos (43,42 %) e pretos (7,52%)

Como combater o racismo?

Respeito - a melhor forma de combate o racismo é respeitando essa diferença. Respeito a opinião, respeito à história, respeito a cor da pele. Respeito!

Oportunidade - entender que capacidade, inteligência, mérito, entre outros atributos não está relacionado à cor da pele, principalmente, é um caminho democrático para a igualdade.

Jovens negros têm mais de 40% de chance de desenvolver depressão do que um jovem branco

O racismo é muito prejudicial à saúde mental, é responsável por construir uma vida de sofrimento e fragilidade em pessoas completamente capazes. Fique alerta!

Toda vida importa. E não basta não ser racista, é preciso ser antirracista, é preciso defender essa causa na prática. É preciso ação.

O racismo é uma questão estrutural e está constantemente presente na vida dos negros. Dar a eles o lugar de fala é ir além de uma simples explanação, é demonstrar interesse por aquela fala, por aquela vida e é também um grande ensinamento para todos, já que as pessoas negras sentem isso, literalmente, na pele.

Falar sobre racismo também é discutir sobre o privilégio branco e entender como isso afeta a vida de pessoas não-brancas. Além do aprendizado de quem ouve, há o acolhimento de quem fala. Todos ganham.

Estamos mais acostumados com o tema “racismo” em datas comemorativas, mas não deve ser assim. Em um país, como o Brasil, onde a maior parte da população é negra, a igualdade ainda está bem longe de ser uma realidade satisfatória. Precisamos falar, ver e ouvir mais.

Fonte: IBGE.