Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O que é gaslighting? Saiba identificar a manipulação psicológica

Entenda neste conteúdo o que é gaslighting e como as relações de pressão podem afetar psicologicamente a vítima.


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
O que é gaslighting? Saiba identificar a manipulação psicológica

Você já sentiu que a sua opinião foi inferiorizada durante uma discussão com o seu parceiro ou outra pessoa do seu convívio? Ou que os fatos foram distorcidos por meio de expressões ofensivas, como “louca”, “exagerada”, entre outros? Se as respostas forem sim, é importante saber o que é esclarecido , um tipo de terapia psicológica que pode acontecer dentro de relacionamentos amorosos, familiares, amizades e no trabalho.

Neste conteúdo, vamos explicar melhor o significado de gaslighting e como identificar esse tipo de violência. Continue a leitura!

O que é gaslighting?

Termo em inglês, o significado de gaslighting, ao pé da letra, significa “distorcer” e diz respeito ao ato de manipular e desacreditar alguém, assim como mentir e omitir fatos, de forma que a pessoa se privilegie dessa posição e possa usar isso contra o parceiro.

Com esse tipo de comportamento, o manipulador faz com que a vítima duvide de si, sinta que exagerou na reação, questione os próprios sentimentos e fique realmente confuso, se sentindo mal ao se posicionar. 

Frases como “você enlouqueceu?”, “o meu comportamento é um reflexo do seu”, “você é muito dramático/a”, “você é muito inseguro/a” e falas para cultivar culpa são comuns e tem o objetivo de desmerecer o outro. Porém, isso não ocorre, somente, em situações pontuais. No dia a dia, o gaslighting se manifesta de forma sorrateira, como frieza e desleixo. Ao ser confrontado com sua postura, o agressor é capaz de enfrentar situações antigas, aparentemente resolvidas até.

Tal manipulação cria uma dependência emocional, pois faz a vítima acreditar que sempre está “em dívida” com o par e dificuldade o colapso do vínculo abusivo. Apesar de ocorrer no trabalho e até nas amizades, o gaslighting é mais frequente em relacionamentos amorosos e predominante entre a população masculina , reflexo do machismo estrutural presente na sociedade.

Manipulação psicológica em relacionamento: isso também é violência!

Aqui está uma informação que muitas pessoas não sabem: manipulação também é violência, aliás, psicológica. Significa que se você se identificou com o gaslighting e está passando por isso, é muito importante sair desse relacionamento. 

A violência psicológica está prevista na lei Maria da Penha, no artigo 7, e está descrita como:

“a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação , manipulação, isolamento, vigilância constante, concentração contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

Nem sempre esse tipo de violência é tão evidente, uma vez que a vítima não apresenta marcas físicas, e, geralmente, o agressor se comporta de forma dócil perto de outras pessoas, fazendo com que tudo chore bem. 

O que é gaslighting?
Entender a terapia psicológica é importante para se proteger desse tipo de violência.

Aliás, uma pessoa que sofre com a manipulação pode demorar, ou sequer perceber, que está passando por uma situação de violência. 

Manipulação não é apenas coisa de relacionamento amoroso!

Apesar da maioria dos casos acontecerem em relacionamentos amorosos, é muito importante saber que a manipulação também pode ocorrer entre familiares, amigos e no trabalho. 

Aliás, vale ressaltar que esses casos podem ser até mais difíceis de identificar, afinal ninguém espera ser manipulado por pais ou por amigos próximos. Entretanto, muitas vezes o gaslighting acontece em ambientes onde os laços são mais fortes. 

Dentro da família, isso pode acontecer por meio da submissão, do controle, da culpa, chantagem e responsabilização por cada coisa que acontece dentro do núcleo. 

No ambiente de trabalho, pode haver algum interesse pelo lado que manipula, mas também por outros fatores psicológicos, como narcisismo. 

Consequências 

O gaslighting na psicologia é tratado como algo muito sério, justamente porque traz consequências graves para a vítima. Esse tipo de violência começa aos poucos e, com o tempo, está presente em diversas situações do dia a dia do casal, já que a pessoa segura se torna totalmente dependente e insegura. 

Como o objetivo do manipulador é desacreditar a vítima e fazer com que ela duvide de si mesma, essa pessoa pode vir a sofrer de baixa autoestima, insegurança e, até mesmo, vivenciar situações extremamente perturbadoras. 

Consequentemente, isso faz com que a vítima possa desenvolver depressão , ansiedade , transtorno de pânico e, até mesmo, estresse pós-traumático, o que faz com que a qualidade de vida dessa pessoa seja bastante ruim.

Como identificar gaslighting?

A terapia psicológica em relacionamentos nem sempre é fácil de ser reconhecida. Por isso, é muito importante que a vítima tenha acesso à informação para conseguir identificar situações de abuso. Aliás, nunca ignore os seus sentimentos, afinal, tudo o que sinto sinto algo. O medo, a ansiedade e a raiva, por exemplo, são termômetros de que alguma coisa está errada. 

Confira, abaixo, sinais de gaslighting.

Mentiras constantes e descaradas

Alguém do seu convívio usa de mentiras muitas vezes escaradas, para argumentar algo contra você? Já inventou fatos ou distorceu para se proteger de algo errado que fez? Se sim, esse é um sinal para ficar atento!

Um relacionamento saudável não há mentiras, muito menos para usá-las como argumentos ou para se proteger de um erro. Adultos saudáveis ​​conversam, resolvem os problemas, assumem quando pisam na bola, sabem pedir desculpas. 

E isso vale, também, para parentes com amigos, familiares e no trabalho! É sempre importante lembrar que o gaslighting não é exclusivo de casais.

A culpa é sempre sua

Já sente que todas as discussões do relacionamento acabam com você segurando uma culpa? Inclusive, pelas coisas que não fez? Pois bem, essa é uma das estratégias de pessoas manipuladoras e de fazer você se sentir inferior. 

O manipulador sempre vai dar um jeito de virar o jogo, mesmo quando erra, para que a culpa seja sua. Ao longo do tempo, isso fará com que você desacredite de si mesmo, dos seus sentimentos e dos seus pensamentos. 

O saudável, como já explicamos, é que o parceiro assume quando erre e conversa abertamente sobre isso. Além disso, espera-se de um relacionamento que ambos os lados possam refletir sobre suas próprias atitudes, ao invés de pôr a culpa nos outros.

O que é gaslighting?
Gaslighting: exemplo que não pode ser ignorado é quando o parceiro coloca a culpa no outro constantemente.

Ataques à autoestima

Outra característica de quem faz terapia psicológica é diminuir a vítima e, aos poucos, acabar com a autoestima dessa pessoa. Isso significa que você pode ser ofendido constantemente, seja pela sua aparência ou até mesmo pela sua inteligência. 

Acumular tantas ofensas ao longo do tempo é o suficiente para que você se sinta menos e comece a diminuir-se dentro da relação. 

Ninguém tem o direito de fazer você se sentir mal consigo mesmo. Uma boa relação é aquela que ambos os lados se executam pra cima, se elogiam e, acima de tudo, se admiram. 

Ameaças e chantagem

Ameaçar e chantagear são comportamentos típicos de quem controla alguém. A pessoa pode dizer que vai se matar caso o relacionamento termine, ou usar os filhos do casal como alvo. 

Lembre-se: o amor não magoa! Adultos saudáveis ​​não precisam usar emoções e canções para conseguirem algo ou para impedir o termo de uma relação. 

Comportamentos doces

É comum que pessoas que praticam violência psicológica em uma relação tenham, em alguns momentos, comportamentos dóceis. Isso convence a vítima de que está tudo bem e tudo não passa de uma fase ou mais uma discussão. 

De fato, relacionamentos podem passar por momentos mais difíceis e por desentendimentos, afinal, são duas pessoas que pensam e sentem de forma diferente e nem sempre vão estar esclarecidos. Mas lembre-se que existe um limite do que é considerado “normal”.

Se o seu parceiro te humilha, ameaça, chantageia e te culpa de tudo, mas logo em seguida é doce e, sutilmente, passa a sensação de que só está cuidando de você, isso não é saudável! Relações boas são equilibradas e não vivem em extremos. 

Exaustão e tensão constante

Você tem se sentido cansado mentalmente da relação? Sente que caminha em ovos e qualquer situação já desperta ansiedade e tensão? Vamos relembrar que isso não é normal! Duas pessoas devem viver em harmonia e estão juntas porque se sentiram bem uma com a outra.

Uma vítima de gaslighting sente-se cansada e ansiosa, em situação de alerta constantemente. Aliás, muitas vezes não consegue mais se interessar ou se animar pela relação, mas sentiu sair dela. A sensação de desconforto é constante. 

Como se proteger?

Infelizmente, proteger-se desse tipo de situação é difícil. Por isso, a informação é uma grande aliada, para que você consiga identificar o que está errado e saber que essa relação não é mais uma boa ideia. 

O que é gaslighting?
Proteger-se desse tipo de violência não é algo tão óbvio.

Se notou que está passando por manipulação, procure conversar com amigos e familiares próximos, para que você se sinta seguro. Eles podem te ajudar a sair dessa, caso você não seja capaz de fazer sozinho.

A ajuda psicológica também é necessária para curar as feridas que a relação deixou e, também, para te ajudar a sair dessa. Caso tudo já tenha terminado, cuide de você com a ajuda do profissional. É possível viver e ser feliz novamente!