Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O que esperar de 2021?

O Ano novo e o novo normal...

2020 chegou ao fim e, com isso, vem a pergunta: o que você conseguiu aprender com ano que passou?


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
O que esperar de 2021?

Por Janaína Marques

Não vai ser fácil eliminar 2020 da memória. Foi um ano atípico e repleto de acontecimentos inesperados, devido a pandemia da Covid-19. Mas o que ele deixa de aprendizado? Quais são os desafios para 2021? A regra é não se agarrar em expectativas e saber aproveitar o presente. Mas de que forma? Conversamos com a psicóloga Jamille Façanha para analisar os ensinamentos colhidos em 2020 e para receber 2021, sem perder a coragem e a esperança.

Quais os 5 ensinamentos de 2020?

1) A vida não tem controle

“2020 ensinou que a vida não tem controle. O que está por vir sempre é inesperado e qualquer planejamento é uma simulação, não é a realidade”

2) A importância das relações

“Aprendemos sobre a importância das relações. Ficamos em isolamento e o que sustentou ou dificultou, este período, foi a qualidade das relações que a gente construiu”.

3) O coletivismo

“Descobrimos o quanto é importante a gente sair da individualidade e pensar no coletivo. O que é bom para todos, o que é bom para maioria, é também o melhor pra mim”.

4) Arte e Lazer

“Vimos o quanto é necessário a arte, o lazer e os hobbies para manter a saúde mental em dia. Durante a pandemia, estamos aderindo às lives, aprendendo a cozinhar, buscando novas formas para se entreter com filmes e séries. Tudo isso ajuda a aliviar a tensão”.

5) Ritmo de vida

“Percebemos a mudança do ritmo de vida. A gente experimentou uma vida desacelerada. Cada coisa tem seu tempo e, tivemos que parar de guiar o ritmo de tudo. Isso é um ganho”.

O que esperar de 2021?

- “Não encare 2021 como se fosse um ano ‘salvador da pátria’. Provavelmente, ainda será um ano difícil e que irá trazer novos desafios”.

- “É preciso fortalecer o coletivo e dar atenção às redes de apoio”.

- “Pare de se cobrar tanto, reconheça sua humanidade e principalmente, respeite-se”.

- “Priorize as relações e aquilo que traz sentido para a sua vida”.

- “Conduza a sua vida por meio de escolhas mais conscientes”

Ansiedade

“Liberar-se da ansiedade é algo difícil, pois é um sentimento que faz parte da vida humana. Ela se torna ruim quando passa a controlar a vida e a rotina. Isso cria um espiral negativo”.

Expectativa

“Ter expectativas é um norte, um caminho. O problema surge quando as expectativas te aprisionam. Se isso acontece, surge a ansiedade e tudo sai do controle”.

Gratidão

“Nós fomos criados dentro de uma cultura de escassez. Por isso, desenvolver a gratidão é quase que conseguir virar as coisas do avesso. Ser grato é um exercício, uma construção. É saber observar o que já existe na sua vida. É conseguir ver o caminho que você está percorrendo, ver o que você já conquistou, suas habilidades, seus amigos, sua família… Quando isso acontece, enxergamos o lado positivo de tudo”.

Presente ou Futuro?

“Investir no presente é a nossa única opção. Não há possibilidade de esperar algo do futuro, sem construir algo hoje. Aquilo que irei colher amanhã, é o que eu estou plantando agora. Nós estamos na vida como atores, precisamos assumir o papel. Não podemos esperar que a vida nos ofereça uma chance. É preciso desmembrar os grandes sonhos em pequenos passos”.

Fonte: Jamille Façanha (psicóloga)