Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Férias em casa com as crianças? 12 dicas para curtir o recesso

Ler, cuidar das plantas, cozinhar, acampar no jardim... Confira 12 maneiras de como ter férias em casa inesquecíveis!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Férias em casa com as crianças? 12 dicas para curtir o recesso

As férias escolares de julho são muito esperadas pela criançada, mas nem sempre os pais têm tempo livre para acompanhar os filhos nas semanas do recesso. Se a família não vai viajar, a saída, então, é preparar atividades e brincadeiras para fazer em casa nas férias e, assim, distrair e gastar a energia dos pequenos. 

Está sem ideia do que fazer para as crianças durante as férias em casa, no mês de julho? Então, já pode deixar essa preocupação de lado! Nós trouxemos 12 dicas fantásticas do que você e a sua família podem fazer durante o recesso escolar. E olha, opções não faltam! 

Como ter ótimas férias em casa?

As férias são uma necessidade física, mental e emocional de todos nós, independentemente da idade. Poder usufruir de um período para se desligar do trabalho, dos estudos e ficar com um tempo livre para relaxar a mente é essencial para manter a boa saúde e a qualidade de vida.

A falta de descanso contribui para quadros de estresse que, por sua vez, podem afetar a nossa saúde de diferentes maneiras. Além disso, são esses dias que permitem curtir sem pressa ou correria os familiares e as pessoas que amamos.

Este momento pode ser muito especial, repleto de boas experiências e de dias memoráveis com a sua família.

Agora, vamos às dicas do que fazer nas férias de julho em casa!

1. Descobrir um novo hobby ou retomar um antigo

Você e as crianças sempre gostaram de pintar, mas deixaram esse hábito de lado por falta de tempo? Que tal aproveitar as férias em casa para retomar essa atividade? O mesmo vale para diversos outros hobbies, tais como escrever, desenhar, bordar e fazer artesanato.

E que tal descobrir um novo hobby? A internet está cheia de opções, muitas videoaulas com passo a passo de como fazer, por exemplo, jardinagem e lettering.

Mas como estamos falando de um tempo para relaxar, não precisa levar as atividades tão a sério. A ideia principal é se distrair, aproveitar o dia com algo interessante e, quem sabe, encontrar um novo gosto.

2. Colocar a leitura em dia

Assim como deixamos passatempos para trás enquanto estamos trabalhando e estudando, vários livros ficam esquecidos nas nossas prateleiras.

As férias em casa podem se tornar muito mais proveitosas ao tirar algumas horas do dia para ler esses livros, comprados com tanto interesse, mas deixados de lado devido à correria da rotina.

3. Acampar no jardim

As crianças vão adorar essa ideia! Envolva os pequenos, inclusive, nos preparativos do camping. Planeje as refeições, os jogos e as brincadeiras. Leve tudo o que precisar para o jardim e comece a montar o acampamento.

Escolha um dia de tempo firme para que toda a família possa aproveitar ainda mais o contato com a natureza e essa atividade diferente. Na volta para a escola, eles vão ter muitas histórias para contar aos colegas!

4. Fazer uma festa do pijama

Se acampar não é muito o seu estilo, organize, então, uma festinha do pijama e chame só os amiguinhos mais próximos. Prepare um lanche reforçado para a noite, monte as cabanas e junte a turma. Você pode improvisar abrigos com lençóis, almofadas, travesseiros e tapetes.  

5. Maratonar séries e filmes

Muita gente relaciona férias em casa com não fazer nada. Tudo bem, dia ou outro isso é permitido. E para se ocupar, vocês podem aproveitar para maratonar as suas séries preferidas.

Mas não deixe de prestar atenção nas guloseimas que vão consumir durante esse dia de cinema, dando sempre preferência por opções mais saudáveis. A pipoca, por exemplo, é uma ótima alternativa!

alimentação natural para o dia a dia

6. Fazer piquenique ao ar livre

Fique de olho na previsão do tempo e, quando encontrar um dia de sol, faça um piquenique. Pode ser tanto em uma pracinha do seu bairro, em um parque bem sombreado ou no seu próprio jardim. 

As crianças precisam desse contato com o ar livre. Sabia que ele é importante para a saúde como um todo, inclusive para os olhos

família com mãe, pai e três filhos pequenos fazendo um piquenique no parque nas férias em casa.
O que fazer nas férias escolares? Um piquenique no parque!

7. Pintar e desenhar

Essas duas atividades são perfeitas para estimular a criatividade da criançada. Uma dica é lançar uma brincadeira: que tal uma galeria de pintura? Antes de começar, vista os pequenos com roupas que podem ser manchadas ou use um avental. 

Para essa atividade, separe alguns potinhos de tinta guache, giz de cera, cartolinas, papel sulfite e EVA. Depois, deixe as crianças à vontade para desenhar e pintar o que quiserem com as mãos ou pincéis.

Finalizada a brincadeira, deixe as artes secarem e, depois, pendure-as na parede de casa, formando uma galeria.  

8. Aproveitar o tempo livre com as crianças

Se você mora com crianças, obviamente, vai aproveitar para passar mais tempo com elas. Porém, as férias em casa para os pequenos costumam não ser muito interessantes.

Para mudar isso, crie brincadeiras que possam ser feitas sem precisar irem para a rua, por exemplo, caça ao tesouro, pintura, jogos de tabuleiro, telefone sem fio, leitura, etc.

9. Dormir um pouco mais 

Não é muito indicado mudar totalmente a rotina de sono das crianças durante as férias. O motivo é que, quando elas precisarem voltar à escola, o processo pode se tornar um pouco complicado, gerando mais cansaço do que antes do recesso.

Por isso, o ideal é tentar manter o ritmo com o qual o seu corpo já está acostumado. Porém, como estamos falando de férias escolares, em alguns dias está liberado dormir um pouco mais e dar o descanso merecido ao corpo e à mente.

10. Cozinhar uma nova receita

Férias em casa também é sinônimo de comer bem. Mas que tal não cair na tentação do fast food e preparar as próprias refeições?

Aproveite que está com mais tempo e chame as crianças para testar receitas novas. Isso vai ajudar a ocupar o dia, a conhecer novos sabores e evitar o consumo de produtos inadequados.

pai e filha na cozinha, fazendo uma receita nova.
Coisas para fazer nas férias em casa? Experimente uma nova receita!

11. Exercitar-se

Se o esporte já faz parte da rotina das crianças, não deixe que elas abandonem as modalidades nas férias. Exercícios físicos são excelentes para a saúde em qualquer fase da vida e devem ser feitos com regularidade. 

Natação, dança e modalidades coletivas são apenas alguns exemplos de atividade que seus filhos podem começar a fazer — caso ainda não tenham rotina de exercícios. É importante incentivar a prática de esportes desde a infância para as crianças, pois ela contribui para a socialização, concentração, coordenação motora e para o sono. 

12. Cuidar das plantas

Envolva as crianças também no cuidado com as plantas. Tanto em um jardim quanto em uma pequena horta, a atividade de cuidar dos verdinhos é ótima para ser feita em família, pois ajuda a estreitar os vínculos afetivos, a construir senso de responsabilidade e aprender mais sobre o ciclo de vida das plantas.

Pronto! Agora que você já tem uma lista de atividades que podem ser feitas nas férias em casa com as crianças, decida quais vão sair do papel e comece a cuidar dos preparativos. Aqui no portal Sempre Bem, você tem acesso a outros conteúdos sobre família. Continue acompanhando nossos artigos. Até a próxima!