Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como ser pai de primeira viagem e curtir a paternidade?

Como ser pai de primeira viagem é uma grande dúvida para você? Aprenda todos os macetes e cuidados para receber o primogênito!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como ser pai de primeira viagem e curtir a paternidade?

A ideia de como ser pai de primeira viagem traz à tona uma mistura de sentimentos, que oscilam entre felicidade, medo, insegurança, ansiedade e nervosismo. É claro que todos são muito naturais e indicam que o futuro papai compreende seu papel na gestação, no nascimento e na vida do filho.

É seu papel como pai estar presente para a criança e ser o ponto de apoio para a mãe nessa jornada que está prestes a começar. Quer se aprofundar sobre o assunto? Então, é só continuar com a gente!

Apoio na gestação

Seja um pai participativo desde a gestação. Informe-se sobre tudo o que acontece nessa fase: leia conteúdos especializados na internet e livros para pais de primeira viagem, acompanhe a mulher nas consultas de pré-natal, tire todas as dúvidas com o obstetra, inclusive sobre os exames. Não deixe de estar junto do desenvolvimento do bebê e se envolver com a gestação.

Uma dica é conversar com o bebê ainda na barriga da mãe. Estudos mostram que o sistema auditivo fetal precisa de estímulos para se desenvolver de forma saudável, incluindo falas, músicas e sons do ambiente. 

O desenvolvimento do sistema auditivo acontece nas primeiras 20 semanas de gestação, enquanto a parte neurossensorial, a partir da 21ª. Acredita-se que a partir de 16 semanas de gestação, o bebê já ouve alguns sons, como as vozes dos pais e barulhos do organismo da mãe, como batidas do coração, respiração e sons do estômago e do intestino.

Conversar com o bebê é uma forma de estimular o desenvolvimento da audição e da linguagem e também de criar vínculos. Mas o que falar? Comece pelo básico, você pode se apresentar, dizer seu nome e como está ansioso e feliz pela chegada do mais novo membro da família. 

suporte à mãe. A gravidez é uma fase marcante na vida da mulher e traz consigo muitos desafios. Alterações corporais, sexuais e de temperamento fazem parte dessa etapa, e você, como pai, deve estar informado de que elas vão acontecer. Respeite essas variações! 

mulher grávida e homem acariciando a barriga da gestante.
Gravidez e pai de primeira viagem: conversar com o bebê estimula o sistema auditivo do feto.

Os primeiros meses do bebê

Existem duas tarefas iniciais após o nascimento do bebê: cuidar dele e conhecê-lo. Divida os papéis com a mãe para que ambos aprendam e interpretem os sinais e comportamentos do recém-nascido. Isso significa trocar fraldas, dar banho, colocá-lo para dormir e alimentar

Todas essas tarefas são uma forma de passar mais tempo com o filho e contribuem para a construção de laços. Elas também ajudam você a conhecê-lo melhor e saber o que ele está precisando naquele momento. Acredite: seu bebê vai “dizer” exatamente o que quer, não com palavras, claro, mas, sim, dando pistas com a linguagem corporal e os choros. Essa habilidade você vai adquirir com o tempo e a prática. 

E as primeiras noites em claro? Compartilhe-as também! Levante, pegue o bebê no colo, faça a troca de fralda se necessário e fique ao lado do berço até que ele adormeça. Você não só estará se conectando mais com seu filho, como também estará dando à sua parceira o descanso necessário.

Da mesma forma que você participou do pré-natal, deve estar presente nas consultas médicas do bebê para aprender, sanar dúvidas e acompanhar o seu desenvolvimento.

A paternidade é uma construção diária, e sempre você vai aprender uma coisa nova sobre o bebê. Muitas delas, inclusive, não estão em livros e nem em artigos encontrados na internet. Será na convivência do dia a dia e no estabelecimento dos vínculos que você mais vai crescer como pai de primeira viagem

tudo sobre amamentação

A chegada do primeiro bebê institui uma nova rotina na casa, deixando o pai e a mãe sobrecarregados também com as tarefas domésticas. Aqui, vale o equilíbrio de dividir as atividades relacionadas tanto ao recém-nascido quanto à manutenção da casa.

Mas por que estamos falando disso? Até pouco tempo atrás, muitos pais não assumiam seus papéis de cuidar do recém-nascido e nem de dividir as tarefas domésticas.

Dicas úteis e práticas para um pai de primeira viagem

Os slings para bebês são uma forma prática e confortável de estar juntinho da criança e ainda manter seus braços livres. Ergonômicos, esses carregadores de tecido são recomendados por pediatras e estão liberados desde o primeiro mês de vida do recém-nascido. 

homem segurando um bebê com um sling.
O sling aproxima pai e filho. 

A forma mais indicada para carregar a criança é com ela de frente para o adulto. A cabeça do bebê deve ficar na altura do pescoço dos pais. 

Experimente cantar para seu filho. Como os bebês tendem a se interessar por música, será uma forma de direcionar a atenção dele para você. Não se preocupe se a sua voz não é afinada — pode estar certo de que ele não vai se importar!

Ser pai de primeira viagem é uma responsabilidade — e uma felicidade — e tanto. Prepare-se para um período cheio de muito aprendizado e experiências inéditas. Aqui no Portal Sempre Bem, você fica informado sobre saúde, comportamento, bem-estar e beleza para todas as fases da vida. Continue acompanhando nossos conteúdos. Até a próxima!