Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como parar de roer unhas? Confira 7 dicas

Descubra como parar de roer unhas de vez! Listamos sete dicas que vão te ajudar nessa missão.


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como parar de roer unhas? Confira 7 dicas

O ato de roer as unhas é tão comum que existe até um termo médico, a onicofagia. Estima-se que ela esteja relacionada a fatores psicológicos, ao passo que outros estudos apontam como uma prática comportamental.

Se você quer saber como parar de roer unhas, continue no texto, vamos falar sobre os prejuízos que esse hábito traz e dar sete dicas para você abandoná-lo de vez!

Malefícios de roer unhas

O hábito de roer unhas faz mal não só pela questão estética, mas também porque está ligado a uma série de questões relacionadas à saúde. É importante entender cada uma delas para tomar consciência sobre a gravidade dessa prática.

Para a saúde

As unhas são uma camada de proteção natural para as extremidades do corpo: os dedos das mãos e dos pés. Portanto, ao roer as unhas, você acaba tirando essa defesa e, em muitos casos, ainda deixa lesões nos dedos e na cutícula.

Esses machucados, com o tempo, acabam por diminuir a sensibilidade dos dedos, fazendo com que a prática seja cada vez mais agressiva. Além disso, os ferimentos são portas de entrada para fungos, vírus e bactérias, tornando a área propícia a infecções.

Para a saúde bucal

Roer as unhas gera um esforço repetitivo nos dentes, e essa fricção excessiva provoca o desgaste do esmalte — o tecido que reveste a arcada dentária. Assim, enfraquecendo a camada de proteção dela e tornando-a mais suscetível a lesões, fissuras, episódios de hipersensibilidade dentinária e propiciando a formação de cáries.

roer unhas pode causar danos aos dentes.
A arcada dentária também pode ser comprometida pelo mau hábito.

Outro fator de risco é que, eventualmente, a unha pode lacerar a gengiva, já que ela é cortante. Essas lesões podem progredir ainda para uma infecção, uma vez que as mãos também estão cheias de bactérias. Se não tomar cuidado, pode evoluir até para um caso de doença periodontal, como a periodontite, que afeta todos os tecidos da boca e é uma das principais causas de perda dental.

Como parar de roer unhas

Agora que você já entendeu todos os riscos à saúde que estão associados a esse hábito, vamos te mostrar sete dicas de como não roer as unhas. Fique à vontade para escolher as que mais te agradam e saiba que, inclusive, elas não são estratégias isoladas.

1. Entenda de onde vem o seu hábito

Antes de conseguir parar de roer unhas é necessário entender os motivos que te levam a esse hábito. Para isso, é imprescindível praticar o autoconhecimento, pois é através da identificação dos momentos e da reflexão acerca deles que você consegue compreender a raiz do problema.

Pode não ser fácil no começo, pois demanda muita atenção e disciplina, mas com o tempo você consegue perceber situações que são parecidas: momentos de stress, insegurança, tédio, raiva, ansiedade e por aí vai. Entender quais são os fatores que influenciam a prática faz com que você se torne consciente que esse é um mecanismo de resposta para algo a mais.

roer unhas pode ser consequência da ansiedade.
Estudos apontam que uma em cada três pessoas possui o hábito de roer unhas.

Só depois de entender o problema é que podemos pensar numa resposta. Afinal, tomar consciência é o primeiro passo, o que deve ser feito a seguir é refletir em estratégias para lidar com as questões levantadas.

Se sentir que precisa de ajuda profissional para lidar com a questão, não deixe o medo ou a vergonha te impedirem!

2. Mantenha-as lixadas e cortadas

Uma boa alternativa para quebrar a rotina de roer unhas é deixá-las bem curtinhas. Corte rente a pele e lixe qualquer excesso de forma uniforme. Evite deixar qualquer descamação ou rebarba nas unhas, já que podem ser um chamariz para a vontade de roer.

Fazendo isso, você acaba minimizando os riscos de cair na tentação, uma vez que as unhas curtas e bem lixadas dão menos margem para serem roídas.

3. Substitua o hábito

A gente sabe que um hábito é difícil de ser mudado, mas como você verá, existem alternativas para lidar com esse problema.

Como comentado, se você praticar o autoconhecimento vai conseguir identificar quais são os motivos que te levam a roer as unhas. Nesse sentido, vale a pena a tentativa de trazer novos hábitos para que isso não se repita.

Se o motivo que te leva a esse costume é a ansiedade ou inquietação, vale a pena tentar usar aqueles brinquedos antiestresse. Você também pode experimentar mascar goma ou chicletes, mas cuidado com o açúcar!

4. Utilize esmalte ou base

A ideia é que você pinte suas unhas com regularidade, pelo menos uma vez por semana. Não precisa nem ser com uma profissional, aqui a estratégia é se apoiar no recurso estético como suporte emocional.

Criar o hábito de usar esmalte ou base acaba sendo um reforço para a sua vontade de parar, uma vez que só depende de você não roer para que as unhas fiquem bonitas.

usar esmaltes é uma ótima forma de parar de roer as unhas.
Brinque com as cores, o importante é não roer o esmalte também!

5. Aplique unhas postiças

Existem vários modelos de unhas postiças, desde as que imitam as naturais, até as com brilhos e formatos diferentes, como o stiletto. Ao fazer a aplicação, suas unhas ficam mais bonitas e também acabam sendo escondidas pela postiça.

Da mesma forma você pode optar por alongamentos, dos tipos acrílico ou gel, por exemplo. Vale a dica de procurar um bom profissional para a aplicação e manutenção.

Essa alternativa serve não só para deixar suas unhas lindas, mas vai apelar para o bolso, já que roer as unhas vai ser a mesma coisa que jogar dinheiro fora.

6. Hidrate constantemente as cutículas

Da mesma forma que manter as unhas sempre curtas e lixadas pode ajudar a diminuir os impulsos, manter as cutículas bem hidratadas também! Isso porque além de evitar o ressecamento, conservar as mãos nutridas evita a formação daquelas “pelinhas”. Por consequência, você tem menos “motivos” para roer as unhas.

hidratar as cutículas é uma das formas de parar de roer as unhas.
Você pode aproveitar esse momento para praticar o autocuidado. Escolha um hidratante com um cheirinho que você goste e incorpore esse costume na sua rotina.

7. Passe bases de tratamento

Além das bases e esmaltes estéticos, existe também uma base amarga para parar de roer unhas. Ela é geralmente incolor, mas tem um gosto horrível! Assim, toda vez que levar os dedos à boca, o gosto acaba repelindo a vontade.

Esse tipo de base contém ingredientes em sua composição que ajudam no fortalecimento das unhas, como a queratina.

A Pague Menos Manipulação produz uma base fortalecedora que ajuda a manter as unhas bonitas, saudáveis, fortes e resistentes.

Nós sabemos que nem sempre as coisas são fáceis, mas como parar de roer unhas requer esforço e comprometimento, dificuldades podem ser esperadas. Afinal, anos de um comportamento repetido não somem sem força de vontade.

Apesar disso, nós confiamos que com essas dicas você vai conseguir! Que tal começar a se preparar desde já? Clique no banner abaixo e encontre os melhores produtos para unhas!

produtos para unhas na pague menos