Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

5 dicas para diminuir a ansiedade

Cuidar de si da melhor forma possível pode aliviar a tensão do dia a dia


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
5 dicas para diminuir a ansiedade

Entrevista de emprego, vestibular, trânsito, encontros amorosos, aquela reunião importantíssima no trabalho... São muitas as situações do cotidiano que nos deixam agitados e ansiosos, não é mesmo? 

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o Brasil lidera os quadros de ansiedade na América Latina e no mundo. Estima-se que 9,3% da população tenha algum tipo de transtorno de ansiedade. O número é três vezes maior que a média mundial. Um em cada dez brasileiros enfrenta esse problema, ou seja, são quase 18,7 milhões de pessoas.

Pensando em como a ansiedade é cada vez mais comum com a correria do dia a dia, resolvemos te dar algumas dicas de expert de como evitar (ou pelo menos amenizar) essa reação natural – e que pode ser superincômoda – do nosso corpo.

1. Inspire e expire

A ansiedade estimula a hiperventilação, ou seja, a inalação rápida do ar. Assim, o controle da respiração é fundamental para que o equilíbrio do corpo volte ao normal e você se sinta melhor. 

O importante, segundo especialistas, é respirar corretamente, usando a musculatura do diafragma. Procure contar dez respirações com pausas inspiratórias e expiratórias. Parece balela, mas antes mesmo de chegar à décima você estará muito mais relaxado!

2. Tenha boas noites de sono

Além de te deixar cansado, a ausência de sono prejudica as funções cognitivas – ou seja, não adianta ficar até tarde achando que vai conseguir estudar mais para aquela temida prova ou apresentação, porque, provavelmente, você não estará absorvendo conteúdo da mesma maneira após muito tempo acordado. 

Então, nada de ficar imaginando como será o dia seguinte nem superdimensionando os problemas: busque se afastar de eletrônicos e outras distrações e tente dormir cedo e de maneira confortável.

3. Coma bem

Alguns alimentos têm nutrientes que podem ajudar a aplacar a ansiedade, como grão-de-bico, aveia, coco, abacate e iogurtes naturais integrais. Nozes, amêndoas e cacau, por exemplo, também são bons aliados: combatem o estresse e podem te ajudar a matar a vontade de comer doce. 

Evitar alimentos com muita cafeína também é importante, pois eles induzem uma liberação de adrenalina maior do que o comum. Mas lembre-se: comer bem não é comer muito. Os sintomas da ansiedade podem facilitar o aparecimento de compulsões alimentares, que podem levar a excesso de peso e doenças cardiovasculares. Se preciso, consulte um nutricionista para não deixar o cardápio desandar.

4. Estimule seu corpo

Todo mundo tem preocupações, em menor ou maior escala, mas é importante determinar um tempo para isso. Organizar um local para o trabalho ou estudo (ou seja o que for que está te deixando fora de tempo) ajuda a separar essas preocupações do seu horário de lazer, e, desse modo, te estimula a aproveitar o tempo livre sem sofrimento. 

Leia, faça atividades físicas, procure se encontrar com pessoas fora de casa – enfim, não se torne refém dos maus sentimentos. O importante é fazer algo que você goste: não adianta se obrigar a fazer musculação se você gosta mais de atividades aeróbicas, por exemplo.

5. Não tenha medo de procurar ajuda

Se sentir necessidade, converse com amigos e familiares sobre esses sentimentos e procure dividi-los. No entanto, é preciso saber diferenciar a ansiedade normal da patológica. Aquele mal-estar ou nervosismo ante uma situação diferente ou complicada é comum, mas, se você vem se sentindo dessa forma com frequência e/ou sem motivo certo, é adequado procurar um profissional. 

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio sério e que deve ser acompanhado para uma melhor qualidade de vida. Além disso, é importante lembrar: cuidar de dentro também é preciso!

Assuntos relacionados

 

Conteúdo revisado em 4 de outubro de 2019.