Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Unhas fracas e quebradiças: 6 dicas para fortalecê-las

Para unhas fracas e quebradiças existem pelo menos 6 dicas que ajudam no fortalecimento para diminuir e evitar o problema. Confira!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Unhas fracas e quebradiças: 6 dicas para fortalecê-las

A ocorrência de unhas fracas e quebradiças pode ter diversas causas, como o uso de produtos de limpeza. Entretanto, a condição pode ser mais grave e motivada por outros fatores.

Por exemplo, uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas tende a enfraquecer o crescimento saudável e forte não só das unhas, mas também dos cabelos. Problemas na tireoide, de anemia ou dermatológicos são também responsáveis pelo enfraquecimento das unhas.

Neste post você vai entender como essas principais causas contribuem para as unhas fracas e quebradiças. E, além disso, veja 6 dicas de como fortalecer as unhas e evitar que se quebrem com facilidade!

Por que as unhas enfraquecem e quebram

Como você já sabe, os motivos para o enfraquecimento e quebra das unhas são variados, podendo ocorrer de uma hora para outra ou devido à ação de agentes prejudiciais de médio e longo tempo.

O fato é que nessa condição, o aspecto das unhas não é dos mais saudáveis, resultando em dedos e mãos fragilizadas, muitas vezes em função da descamação e feridas – é comum as unhas quebrarem nos cantos, provocando sangramento e dor.

Veja em detalhes por que as unhas se tornam fracas e quebradiças!

Anemia

A anemia é uma condição de diminuição da quantidade de hemoglobina — responsável por levar oxigênio às células vermelhas do sangue para todos os tecidos.

Como a quantidade de oxigênio carregada para as células é deficiente, o corpo dá sinais de enfraquecimento, causando a anemia, sendo um dos sintomas o enfraquecimento e a quebra das unhas.

Roer as unhas

Um hábito comum de pessoas com alto nível de ansiedade, que além de fragilizar as unhas, deixam as mãos e dedos com um aspecto pouco apresentável. Quem rói unhas costuma não perceber, chegando a causar sangramento e dor, especialmente, no canto dos dedos.

Alterações na tireoide

A alteração na tireoide é um fator que pode contribuir para deixar as unhas fracas e quebradiças. No estado de hipotireoidismo ocorre a diminuição do metabolismo e do transporte de nutrientes para o corpo, o que torna as unhas mais fracas.

No hipertireoidismo é o contrário, ou seja, há um aumento na produção de hormônios que até estimulam o crescimento das unhas, mas tão frágeis que se quebram com muita facilidade.

Problemas dermatológicos

A fraqueza e quebra pode ser causada por fungos, originando problemas na pele e na base de crescimento das unhas. Nesse caso, as unhas podem apresentar escamas, o que faz com que se quebrem em lascas em diferentes pontos e formas.

Uso de produtos de limpeza

Muitos produtos de limpeza possuem em sua composição elementos agressivos que fazem mal na pele e nas unhas. Fazer uso desses produtos sem a devida proteção pode gerar o problema de enfraquecimento das unhas e impedir que elas cresçam resistentes.

Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas

De modo geral, o organismo precisa de nutrientes e vitaminas para manter o corpo ativo e saudável. Para isso, é fundamental ter uma alimentação balanceada, com consumo diário de ferro, vitamina D, zinco, selênio, vitamina B — a não inclusão de alimentos ricos nesses nutrientes pode deixar as unhas fracas e quebradiças.

6 dicas para evitar unhas fracas e quebradiças

Todos os problemas que resultam em unhas fracas, com quebras constantes podem ser evitados. A seguir você confere 6 dicas de cuidados para proteger as unhas e conservar seu aspecto bonito e saudável!

1. Pare de roer as unhas

Além de não ser higiênico e saudável, o hábito de roer as unhas deixam as mãos feias, sugerindo poucos cuidados. As unhas acumulam impurezas e quando levadas à boca podem transportar para o corpo microrganismos indesejáveis.

Como se trata de um vício associado à ansiedade, o ideal é manter as unhas sempre cortadas e lixadas com, no mínimo, uma base. Sempre que sentir o desejo de roer as unhas, procure se ocupar de outras atividades que exijam o uso das mãos para se distrair e mudar o foco da ansiedade.

2. Use base fortalecedora

Um bom fortalecedor pode ajudar a melhorar a condição de unhas fracas e quebradiças, pois age na nutrição, desde a base até a ponta. As bases fortalecedoras contêm elementos e óleos especiais para esse tipo de caso e devem ser usadas de modo contínuo.

Existem, inclusive, fórmulas antifúngicas que podem ser usadas para fortalecer e, ao mesmo tempo, proteger as unhas desses agentes. Se possível use também esmaltes que contenham em sua fórmula uma composição de fortalecimento.

3. Utilize luvas no manuseio de produtos de limpeza

O uso de luvas protetoras na hora de realizar a limpeza de superfícies e louças evita o contato direto de produtos com as unhas e, por consequência, sua fraqueza e quebra. É essencial que as mãos sejam sempre protegidas de uma composição agressiva, independentemente de ser uma atividade rápida ou demorada.

Se você deseja ter unhas bonitas, fortes e saudáveis, passe longe do contato direto com esses produtos. Eles são vilões para quem tem predisposição para unhas fracas e quebradiças.

4. Use creme para hidratar as mãos

Manter as mãos sempre hidratadas, com cremes especiais para unhas fracas, quebradiças e ressecadas, não só ajuda no fortalecimento como na aparência saudável das mãos.

O hábito de hidratação, em conjunto com outras ações, pode ajudar a diminuir o risco de escamação e evitar a quebra constante das unhas.

5. Melhore a alimentação

O fortalecimento das unhas pode resultar de uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas. O seu consumo regular aumenta a proteção do sistema imunológico.

Portanto, vale incluir na dieta alimentos, como ovos, leite, folhas verde-escuras, frutas e carnes, que contenham concentração elevada de vitaminas A e B5, ferro, cálcio, zinco, selênio e proteína para deixar as unhas fortes e pouco quebradiças.

6. Use suplementos

A suplementação específica para fortalecimento das unhas é um recurso a mais para evitar que fiquem fracas e quebradiças. No mercado você encontra fórmulas que dão força e proporcionam o crescimento saudável das unhas.

Essas são dicas simples que podem ser adotadas a qualquer momento para evitar a condição das unhas fracas e quebradiças. Entretanto, caso o problema persista e se torne prolongado é recomendável buscar orientação de um especialista para investigar a fundo.

É possível que se trate de um problema mais grave, que exija a intervenção de um profissional de saúde e uso de medicação específica. Pode ser que seja necessária a reposição hormonal ou suplementação forte e somente alguém capacitado terá condições de avaliar e definir o melhor tipo de tratamento.

Alguns cremes e suplementos podem ser manipulados para unhas fracas e quebradiças a um custo-benefício mais atrativo. Na Farmácia de Manipulação Pague Menos temos profissionais especializados para desenvolver fórmulas exclusivas de acordo com a prescrição e necessidade de cada cliente.

Se você gostou do post e enfrenta problemas para fortalecer suas unhas, precisa conhecer a nossa farmácia e saber qual a fórmula ideal para resolver seu problema. Nossa equipe está disponível para tirar todas as suas dúvidas!