Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Tipos de depilação: entenda mais sobre cada uma delas

Se você prefere retirar os seus pelos, entre no post para conferir um pouco mais sobre os diversos tipos de depilação.


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Tipos de depilação: entenda mais sobre cada uma delas

Os nossos pelos não são inimigos, muito pelo contrário: todos os mamíferos contam com eles para ajudar na regulação da temperatura corporal e na proteção da pele. Ao longo da evolução natural do ser humano, no entanto, eles foram perdendo parte de sua importância biológica (passamos a usar roupas que ajudam na proteção, por exemplo) e se tornando, cada vez mais, um “tabu estético”.

Há quem diga que pelos são nojentos e anti-higiênicos, o que não é verdade. De qualquer forma, no entanto, enquanto cultivamos alguns deles (como cabelos, cílios e sobrancelhas), grande parte das pessoas (em especial, mulheres) preferem se livrar de outros (como os das pernas, os das axilas e os pubianos). Se essa é a sua escolha, saiba que existem diferentes tipos de depilação, e que você pode se adequar mais ou menos a cada um deles. Siga na leitura do post para aprender sobre o assunto!

Um papo sobre pelos

Os pelos são estruturas formadas principalmente por queratina, e que se desenvolvem nos folículos pilosos (que, por sua vez, se concentram na epiderme, camada mais superficial da pele). Enquanto suas raízes se encontram inseridas na pele, as hastes ultrapassam a superfície e são, por isso, a parte visível.

A parte dos pelos que enxergamos sobre a pele são as hastes, enquanto as raízes ficam imersas.

Embora a função principal seja a regulação de temperatura e a proteção, os pelos não são todos iguais — e fica fácil entender isso quando lembramos que os cabelos também o são (esses não costumam te incomodar tanto, não é mesmo?).

Os pelos estão presentes em todo o corpo e sua estrutura é extremamente parecida, mas eles variam de acordo com fatores como região anatômica, gênero, idade, hormônios e função. Com o avançar das eras e as mudanças na sociedade, alguns se tornaram menos importantes que outros: enquanto eliminar os pelos da perna, por exemplo, dificilmente causaria algum dano, os pelinhos do nariz, as sobrancelhas e cílios fariam muita falta.

É essencial, no entanto, desmistificar o assunto, já que muitos ainda associam a presença dos pelos ao desleixo ou à falta de higiene, o que não é verdade. As principais motivações para a depilação estão, na maioria das vezes, relacionadas puramente à estética, e não à higiene — e isso também é tendência.

A barba, por exemplo, já passou por diferentes momentos que vão do ostracismo ao estrelato, a depender da geração. Enquanto, no século 20 um rosto lisinho era sinônimo de higiene e civilidade, atualmente ela voltou a ser bem cotada, assim como os profissionais da barbearia, que passaram a ser contratados muito mais para estilizá-la e mantê-la com um formato interessante do que para eliminá-la por completo.

Quando falamos de mulheres, no entanto, o assunto parece se tornar um tabu ainda maior. Por conta dos estereótipos de gênero, os homens têm o direito de ostentar seus pelos corporais, enquanto às mulheres isso é praticamente vedado, associado à ideia de que as que mantém seus pelos (especialmente em regiões como as axilas e as pernas) são “menos femininas”, o que não deveria existir.

Por que uma axila masculina com pelos é comum, enquanto a feminina causa tanto espanto?

Mas por que estamos falando sobre tudo isso em um post sobre tipos de depilação? Porque viver em sociedade é lembrar, sempre, de pensar mais a fundo a respeito dos padrões, para que tomemos decisões baseadas em nossas próprias escolhas, e não apenas seguindo falsas verdades pré-estabelecidas.

Da mesma forma que depilar não deve ser uma imposição, este texto definitivamente não quer dizer que você não deva fazer isso: essa decisão é absolutamente pessoal e não deve ser julgada para nenhum dos lados — e é justamente pensando no seu maior conforto, caso opte pela depilação, que este post existe e explica como funciona cada um dos métodos atuais mais comuns.

Tipos de depilação

Enquanto alguns têm efeito mais duradouro, outros são menos invasivos e dolorosos. Uns podem ser realizados em casa, por si próprio, enquanto outros dependem de locais determinados e profissionais especializados. Vale a pena entender para encontrar o que melhor se adequa ao seu estilo de vida e aos seus próprios limites.

Depilação com cera

Um dos métodos mais utilizados, a depilação com cera é demorada e um tanto dolorida, enquanto tem a vantagem de ser relativamente duradoura: os pelos só começam a crescer novamente cerca de quinze dias após o procedimento.

Pode ser realizada de forma caseira, desde que você tenha os materiais adequados (e a coragem de encarar a dor de puxar a cera em si mesmo ou contar com um amigo ou familiar para fazer isso), mas é comumente realizada por profissionais, seja pelo atendimento a domicílio ou em salões de beleza, e costuma ser utilizado principalmente nas pernas, nas axilas, no peitoral e nas regiões íntimas.

O método de depilação com cera é um dos mais comuns.

Esse tipo, ainda, é desmembrado em duas técnicas: cera quente e cera fria. A primeira é mais comum, principalmente porque o calor ajuda a dilatar os poros, facilitando a retirada dos pelos e, consequentemente, diminuindo a dor. Sua principal desvantagem é que o processo pode potencializar o escurecimento da pele.

A depilação com cera fria, por sua vez, é mais dolorida e agressiva à pele, podendo estimular o ressecamento, mas traz resultados um pouco mais duradouros e reduz os riscos de encravamento.

Depilação com linha

Essa técnica milenar é bastante comum para depilações faciais, como a retirada dos pelos do buço e o alinhamento das sobrancelhas. Apesar de bastante dolorida, ela tem vantagens como a durabilidade, a eliminação de células mortas da pele e o fato de não ser agressiva à mesma, além de não causar alergias.

Além disso, é um procedimento relativamente demorado e detalhista, que deve ser realizado por profissionais especializados.

Depilação com pinça

A pinça é mais um método de depilação que retira o pelo desde a raiz, e é geralmente utilizada em pequenas áreas, como a sobrancelha, por oferecer um maior nível de detalhamento. É um procedimento demorado e um tanto dolorido, que deve, preferencialmente, ser realizado por um profissional especializado, já que é importante tomar cuidado para não quebrar o fio na hora de puxá-lo. Não é incomum, no entanto, que algumas pessoas o realizem sozinhas em casa.

O método da pinça é muito comum para a retirada de pelos na região das sobrancelhas.

Depilação com aparelho elétrico

Mais comumente utilizado para a depilação das pernas, os aparelhos elétricos são bastante práticos para retirar os pelos sozinho em casa. Esse método, no entanto, é bastante dolorido e pode potencializar o encravamento dos pelos — apesar de retirá-los desde a raiz e não afetar as camadas de proteção da pele.

Ao contrário do recomendado para a depilação com cera, neste caso o ideal é retirar os pelos ainda bastante curtos, porque isso diminui a dor e evita que eles se partam no processo. Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, por motivos de higiene e segurança, o ideal é que o aparelho seja de uso pessoal e não compartilhado.

Depilação a laser

Também conhecida como depilação definitiva, a depilação a laser é indicada para todas as áreas do corpo e deve ser realizada somente em clínicas especializadas. São necessárias diversas sessões, que removem os pelos gradativamente por meio da ação de uma luz que atua diretamente no folículo, destruindo sua matriz e impedindo que ele volte a crescer.

Como o laser identifica os pelos e os ataca por meio da melanina, no entanto, os fios loiros são muito mais difíceis de serem eliminados e, por isso, pessoas com essa cor de cabelos dificilmente conseguirão obter êxito no procedimento — vale, no entanto, avaliar caso a caso nas redes especializadas.

A técnica, que costuma ser menos dolorosa do que as citadas até então, é mais custosa a curto prazo (é preciso lembrar, no entanto, que seus efeitos são definitivos) e contraindicada para gestantes e pessoas com lesões ou histórico de lesões e doenças de pele.

A depilação a laser é um método definitivo de eliminar os pelos, muito utilizado nos tempos atuais.

Depilação com lâmina

Chegamos agora a um método caseiro, prático, barato e extremamente popular: o da depilação com lâmina. A técnica não é dolorida e corta os pelos rente à pele, sem interferir em sua raiz — o que a faz pouco duradoura. Apesar de pouco agressiva à pele, pode irritar as mais sensíveis e causar vermelhidão e coceira.

Creme depilatório

Assim como as lâminas, os cremes depilatórios são indolores e pouco duradouros, pois não arrancam os pelos desde a raiz. A substância utilizada nas fórmulas atua quebrando a estrutura do fio, de forma a eliminar as hastes e deixar a pele lisinha. No entanto, pode causar sensibilidade e alergias e, por isso, o recomendado é que o creme seja testado em uma pequena área de pele antes da aplicação total.

Se você se interessou especialmente por algum desses dois últimos tipos, saiba que na Pague Menos você encontra opções de qualidade tanto de lâminas quanto de cremes depilatórios, tudo isso para te ajudar a cuidar da sua pele com o carinho que ela merece. Para conferir, é só clicar no banner abaixo.