Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saúde e Beleza das Unhas: cuidados que fazem a diferença!

Unhas bonitas são sinal de saúde. Cuide com atenção!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Saúde e Beleza das Unhas: cuidados que fazem a diferença!

Se engana quem pensa que elas passam batido. Muito pelo contrário, elas chamam e muito a atenção. As unhas são parte fundamental na produção de homens e mulheres e merecem toda dedicação e cuidado. 

O Sempre Bem reuniu algumas dicas simples que podem ajudar a manter a saúde e a beleza das unhas. Confira!

1. Unhas e Cutículas

As cutículas são a proteção das unhas, portanto, o ideal é não tirar essa pele. Mas se você é do time das que não abrem mão de fazer as unhas toda semana, fica o alerta: não aprofunde muito na cutilagem. Essa pele evita a entrada de fungos e bactérias que podem causar várias doenças.

2. Hidrate

Outra coisa que pode fazer a diferença para conquistar aspecto de unhas bem-cuidadas é a hidratação. Tenha sempre à mão um creme hidratante e use-o sempre que sentir necessidade. Dê preferência aos produtos específicos para essa parte do corpo. Além disso, as ceras hidratantes também são superindicadas

3. Lixe

Dar aquela lixadinha nas unhas faz parte da lista de cuidados. Isso garante que elas não fiquem com aspecto irregular e dão um ar de higiene. Deve-se lixar sempre em uma direção (da esquerda para a direita ou vice e versa) ao longo de toda a ponta.

4. Use base

A base faz com que a coloração da unha tenha mais aderência e também prolonga sua duração. Antes de pintar com esmalte, aplique sempre uma base, principalmente se for usar uma cor escura. Isso evita que as unhas fiquem amareladas

Se a unha estiver fraca, opte pelas bases fortalecedoras. Existem várias opções, e, para um tratamento mais específico, busque uma fórmula manipulada. Afinal, a saúde das unhas é essencial para mantê-las bonitas.

5. Evite acetona

A acetona resseca as unhas, tornando-as fracas e quebradiças. Atualmente, há diversas marcas de removedores de esmalte que não possuem esse componente na fórmula.

6. Top Coat

O top coat é uma ótima opção para finalizar a esmaltação. Ele ajuda a secar o esmalte mais rápido e deixa a cor mais intensa. Tem ainda o top coat efeito gel, que age como uma película que, além de proteger a cor, ainda renova o brilho e faz o esmalte durar por mais tempo.

O top coat cria uma barreira protetora para o esmalte. Para quem trabalha o dia todo digitando, com os dedos batendo no teclado, é uma ótima escolha. 

7. Sérum

Com a proposta 2 em 1, o sérum é um tratamento indicado, principalmente, para quem tem unhas frágeis. Ele promove a hidratação das cutículas e dá mais força às unhas. Se suas unhas estiverem frágeis e quebradiças, o ideal é ficar sem esmalte por um tempo e lançar mão desse tratamento. Passe o sérum diariamente massageando levemente a unha e as cutículas. O resultado são unhas fortes e bonitas!

E não são só os cuidados estéticos que importam! A aparência das unhas também pode dizer muito sobre a nossa saúde!  Elas mostram sinais de desnutrição, infecções e até doenças graves.

Por elas descobrimos, antes mesmo de qualquer exame, que nossa alimentação precisa melhorar ou que algo está errado em nosso corpo. Alimentação rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro, zinco e cálcio ajudam a deixar as unhas mais bonitas e saudáveis.

O que suas unhas estão tentando dizer sobre você? 

Conheça agora alguns sinais de alerta que suas unhas podem mostrar.

Amareladas

Podem indicar doenças pulmonares ou acúmulo de líquido linfático no organismo.

Esbranquiçadas

Podem ser um sinal de exposição prolongada a substâncias químicas.

Linhas brancas ou de Muehrcke

Podem indicar níveis baixos de proteína e até mesmo doenças em órgãos como rins e fígado.

Unhas grossas

Podem indicar a presença de fungos nas unhas. Isso também pode ser um alerta natural de envelhecimento e até mesmo de problemas de pressão.

Quebradiças

Podem significar uma infecção por fungos ou até mesmo problemas na tireoide.

Linhas escuras

Podem indicar melanoma, um tipo de câncer de pele extremamente agressivo.

E aí, identificou algum desses sinais em suas unhas? Se a resposta for sim, não entre em pânico. Procure um médico, ele poderá dizer se há algo errado no seu organismo.

Os clássicos não saem de moda!

Clássicas, despojadas, chiques, tímidas, alegres, extravagantes... Hoje em dia, não faltam opções de cores diferentonas para as unhas, não é? Mas sabe o que nunca sai de moda? Os tons clássicos de esmaltes! 

A Risqué conta com alguns dos tons mais lembrados pelas brasileiras. Tem os clarinhos, os marrons e os vermelhos intensos, que são de arrasar. Clássicos, sim, fora de moda, jamais! Escolha a sua cor sem medo de errar! E aí, qual a sua cor de sempre?

 

Esmalte Risqué Marítima 8 ml

 

Esmalte Risqué Cremoso Rebu 8 ml

 

Esmalte Risqué Cremoso Gabriela 8 ml 

 

Esmalte Risqué Renda 8 ml

 

Esmalte Risqué Cremoso Bali 8 ml 

Este artigo encontra-se originalmente publicado na edição 34 da revista Pague Menos Sempre Bem, que tem o Bráulio Bessa na capa.