Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como incluir o skincare noturno na sua rotina de beleza?

O skincare noturno pode melhorar a saúde da sua pele! Acesse o conteúdo e saiba como incorporá-lo em sua rotina de beleza.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como incluir o skincare noturno na sua rotina de beleza?

Durante o dia, tomamos diversos cuidados com a nossa pele, principalmente quando nos expomos ao sol e a outros fatores do meio ambiente. Produtos cosméticos, maquiagem e roupas fazem parte de todo um arsenal para proteger o nosso corpo. Mas... e antes de dormir? Poucas pessoas se atentam ao skincare noturno, que também é essencial para a manutenção da derme.

Se, ao longo do dia, você precisa proteger a pele, ao final dele, em casa, é o momento ideal para limpar e tratar a cútis. A seguir, vamos explicar quais são os principais cuidados com a pele antes de dormir, na ordem indicada para aplicação dos produtos, além da importância de cada etapa. Boa leitura!

banner fino do post sobre autocuidado

Diferenças entre skincare noturno e diurno

As rotinas de skincare diurno e noturno possuem pontos em comum, como a limpeza, a tonificação e a hidratação. Contudo, se durante o dia uma das etapas mais importantes é a proteção solar, à noite, este produto é substituído pelos cremes de tratamento.

Os tratamentos faciais são inúmeros e podem atender diferentes problemas e doenças de pele, desde a produção excessiva de sebo até condições como rosácea e melasma. Eles são indicados para uso noturno, muitas vezes, porque tornam a pele mais sensível aos raios solares. Um exemplo comum são os produtos para combate da acne que contém retinol.

mulher aplicando skincare noturno
Uma rotina noturna de skincare para pele oleosa, mista ou seca é importante, já que permite o tratamento de questões específicas e individuais de cada derme.

Skincare noturno: passo a passo

Agora que você já sabe a diferença entre os cuidados com a pele durante o dia e à noite, confira o passo a passo para um skincare noturno eficiente. Lembrando que, de qualquer forma, é importante consultar um médico ou médica dermatologista antes de investir em produtos para a pele.

1. Limpeza

A limpeza é uma das etapas mais importantes em qualquer rotina de cuidados com a pele. Afinal, é o momento de remover todas as impurezas que obstruem os poros, dificultam a oxigenação e renovação celular.

Além disso, por mais que tirar a maquiagem dê aquela preguiça, fazê-lo é essencial para manter a saúde da sua pele. Durante o dia, o rosto acumula diversas impurezas que podem irritar a pele, gerar cravos e espinhas. Para isso, a dupla limpeza é uma ótima aliada!

Ela consiste, como o nome sugere, em duas etapas de limpeza. A primeira pode ser feita com água micelar ou um cleansing oil. Esses produtos removem a maquiagem e o protetor solar mais facilmente, tornando o processo mais gentil e rápido.

A segunda etapa é com um limpador tradicional, que garante a remoção das impurezas mais profundas da pele. Se você tem a pele seca, invista em produtos cremosos, como as espumas e géis. Se a sua pele é oleosa, use sabonetes próprios para isso, pois eles previnem a formação de acne.

Esfoliação

Às vezes, a limpeza profunda não retira de fato toda a sujeira que se acumula em nosso rosto. Por isso, a esfoliação é indicada. Ela também remove as células mortas da nossa pele, deixando-a renovada para o dia seguinte.

Para a pele oleosa, opte pelos esfoliantes em formato de gel ou sérum. Ela pode ser feita duas vezes na semana, após a limpeza do rosto. Se você tem a pele seca, use loções ou cremes e faça o processo apenas uma vez na semana, somente se achar necessário.

2. Tonificação 

A tonificação é a segunda etapa da rotina de skincare noturno, que garante a regulação do ph da pele. Ela também remove quaisquer resquícios que permaneceram após a limpeza.

Para quem tem pele oleosa, os tônicos adstringentes auxiliam no controle da produção de sebo e tratamento de acne. Dermes secas e sensibilizadas, por outro lado, podem investir nas versões hidratantes e com ativos calmantes, para regenerar e fortalecer a barreira cutânea.

3. Tratamento

Se durante o dia o principal diferencial da rotina de skincare é o protetor solar, à noite esse posto é ocupado pelos tratamentos faciais. Hoje, é possível encontrar produtos para atender diferentes alterações na pele, como melasma, dermatites, acne, linhas de expressão, entre outros.

Os produtos de tratamento são indicados para uso na rotina de skincare noturno porque, muitas vezes, possuem ativos que reagem negativamente quando em contato com a luz solar. Em outras palavras, alguns ingredientes podem causar irritações, alergias, sensibilização ou mesmo manchas na pele, quando expostos à luz do sol.

mulher com máscara facial no rosto
Não sabe como cuidar da pele sensível? Aposte no skincare noturno para fortalecer suas barreiras naturais de proteção!

4. Hidratação

Por fim, a rotina de skincare noturno também deve incluir uma etapa de hidratação. Hoje, existem cremes hidratantes próprios para o uso noturno e sugerimos que você invista neles. Esses produtos são enriquecidos com antioxidantes e vitaminas que protegem a pele dos raios ultravioleta e a deixam mais preparada para encarar o sol do dia seguinte. Além disso, eles costumam ter mais ingredientes em sua composição, garantindo a nutrição da pele.

Os melhores cremes noturnos para o rosto também realizam um processo de renovação celular enquanto você dorme, assegurando que a sua pele estará novinha em folha quando você acordar.

dermocosméticos na Pague Menos

E não se esqueça dos lábios! Para finalizar sua rotina noturna, vale a pena investir em uma máscara de hidratação labial. Produtos da categoria possuem vários ativos que nutrem a pele da região e a deixam macia e protegida.

O skincare noturno é essencial para que a sua pele esteja sempre o mais saudável possível! Além do mais, esse passo a passo pode te ajudar a prevenir o envelhecimento precoce. Para começar a sua, consulte um dermatologista.

Na Pague Menos, contamos com uma farmácia de manipulação que possui uma linha própria de skincare, com sabonetes, tratamentos e cremes hidratantes. Clique no banner abaixo para saber mais:

farmácia de manipulação da Pague Menos