Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Make-up para pele madura: o truque é disfarçar e realçar


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Make-up para pele madura: o truque é disfarçar e realçar

Ah, a maquiagem... Essa palavrinha é quase um sinônimo de plenitude… E que poder um bom make-up tem! A maquiagem tem um grande papel no empoderamento e na autoconfiança das mulheres, inclusive as que têm pele madura. Afinal, quem disse que beleza tem idade? 

Os sinais do envelhecimento chega pra todas! É que o tempo reduz naturalmente a produção de colágeno e elastina, substâncias que dão firmeza e viço à pele, resultando na sua perda de volume. Mas não significa que não seja possível disfarçar os sinais da idade com o make certo.

O Sempre Bem trouxe dicas valiosas do maquiador da L’Oréal, Alexandre Marzullo, para uma maquiagem perfeita. E aí? Pronta para arrasar na maturidade?

O produto certo faz toda a diferença

Não é segredo que pra ter um melhor resultado no make, uma rotina de cuidados com a pele madura é fundamental. Nessa fase, é importante usar produtos específicos, que combatam os radicais livres e promovam a renovação celular. Além disso, a proteção solar pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento.

Leia também (Pele muito além da idade. Cuidados aliados da beleza)

"Limpar, tratar e usar filtro solar são primordiais para um make bonito. A hidratação é o ponto alto! É o passo mais importante para a preparação da pele madura, porque é ela que vai ajudar no acabamento", pontua Alexandre Marzullo.

USE COM MODERAÇÃO! 

Quando se trata de maquiagem para mulheres maduras, menos é sempre mais!


PELE BEM TRATADA!

Peles maduras, em geral, são mais secas, por isso a hidratação é tão importante. Opte por produtos mais consistentes. 

Leia o artigo (Erros que prejudicam a saúde e beleza da pele)

 Os antioxidantes previnem contra o aparecimento de rugas, linhas de expressão e flacidez. Os com vitamina C, ajudam a clarear manchas, estimulam a produção de colágeno, além de suavizar as rugas e iluminar a pele. E os com Vitamina E, hidratam e previnem rugas. 

DICA! Pele hidratada fixa melhor a maquiagem 

 

 

PROTEJA E HIDRATE AO MESMO TEMPO!

O protetor solar faz toda a diferença, especialmente se a sua pele tem melasma. Uma boa dica é usar protetores com cor. Além de proteger, uniformizam o tom da pele, escondendo as manchas e ainda funcionam muito bem como base!

Saiba ainda (Como escolher protetor solar para pele oleosa) 

MELASMA?

São aquelas manchas de coloração mais escura, muitas vezes provocadas pela exposição ao sol, fatores genéticos e/ou gravidez. Não tem cura, mas existe tratamento! Os ácidos à base de hidroquinona, tretinoína e o ácido tranexâmico são os mais indicados no combate a essas manchinhas. Podemos disfarçar usando maquiagem.

Atenção no make-up! 

Pele

Aposte nas bases líquidas e leves, mas com moderação. 

"Acabamento leve e suave. As bases líquidas costumam ter essas características. Algumas também têm protetor solar e ativos anti-idade e são ainda mais indicadas! Aplique sem fazer pressão, com um pincel”, ensina o maquiador.

DICA! Aplicar a base com pincel deixa um efeito mais natural. Escolha um específico pra isso. Use corretivo para cobrir pontos escuros e nos cantos dos olhos (externos e internos) para abrir e acentuar o olhar. Evite pó compacto! Ele pode marcar ainda mais as rugas.

Olhos

Evite sombras metalizadas, elas deixam as rugas mais evidentes. Fuja de tudo o que é excessivamente brilhante, pois os brilhos destacam o que você quer esconder! Sombras com efeito mate são a pedida certa! A naturalidade ajuda a minimizar as marcas de expressão.

Não deixe de conferir o artigo (Água micelar x água termal - como elas ajudam a pele?)

DICA! Escolha sombras de cores suaves e neutras. Cores escuras podem fazer as pálpebras pesarem e os olhos ficarem profundos.

Máscara de cílios

"Escolha uma máscara que ressalte o que você preferir (mais volume, cílios mais longos) e passe somente nos cílios superiores’, destaca Marzullo. Muitas vezes uma camada já é o suficiente pra fazer a diferença.

DICA! Para o efeito cílios postiços, aplique várias camadas, aguardando secar entre uma e outra. 

Sobrancelhas 

Capriche nas sobrancelhas. Mas atenção! Caprichada não é exagerada. Nada de sobrancelhas muito finas! Você vai parecer mais jovem com sobrancelhas mais grossas.

Penteie-as para cima e preencha as lacunas com um lápis ou sombra de sobrancelha.

DICA! Use lápis ou sombra na cor do seu cabelo e voilà

Lábios 

Hidrate os lábios antes do batom e realce a cor. "Tons de rosa e coral ficam superbem e são sempre uma ótima opção. Se a sua boca for bem desenhada, vá com um vermelhinho queimado! Ousadia e sofisticação dão conta do recado!”. 

Leia também (Como deixar seus lábios volumosos na hora da make)

DICA! À medida que envelhecemos, nossos lábios tendem a diminuir, e, para definir e engrossar, use um delineador de lábios de cor neutra. 

Blush

Quando se trata de blush e pele madura, a dica é aplicar só uma leve cor nas maçãs do rosto.

Acertando o TOM!

Corretivo verde: neutraliza tons avermelhados, como marcas de acne e pequenas inflamações.

Corretivo amarelo: neutraliza tons arroxeados, principalmente as olheiras.

Conteúdos relacionados

Este artigo encontra-se originalmente publicado na edição 34 da revista Pague Menos