Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Limpeza dos fios

Qual a frequência ideal para lavar o cabelo?


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Limpeza dos fios

Cuidar dos cabelos envolve muitos processos. Para manter os cabelos bonitos e saudáveis é preciso recorrer a alguns procedimentos. Hidratações, lavagens e reconstruções capilares são alguns exemplos. Para melhorar o resultado, eles precisam ser realizados corretamente e com periodicidade. Mas, mesmo com esses cuidados, é normal surgir a dúvida: de quanto em quanto tempo devo lavar meus cabelos? As respostas, no entanto, são várias.



A frequência correta para a lavagem dos cabelos depende de alguns aspectos: o tipo do fio, o ambiente e até o clima da sua cidade. Todos esses aspectos implicam a quantidade de sujeira que seus cabelos irão receber, e consequentemente a limpeza necessária. Confira alguns exemplos.



Cabelos oleosos
Quem convive com a oleosidade no cabelo deve realizar a lavagem diariamente. Para isso, use shampoos suaves, que irão equilibrar os níveis de gorduras e óleos dos fios. Quem pratica exercícios todos os dias também precisa da lavagem diária, pois a atividade produz suor e deixa o cabelo exposto a sujeiras.



Cabelos coloridos ou com química
Se você tem cabelos coloridos ou com química, lave-os em dias alternados. Intercale as lavagens entre dois ou três dias para que o fio tenha um descanso dos produtos químicos. Escolha shampoos hidratantes e reconstrutores. Existem itens próprios para fios coloridos ou danificados.



Cabelos cacheados
Se o seu cabelo é cacheado, o período entre uma lavagem e outra deve ser ainda maior, pois a limpeza excessiva danifica os fios, tornando-os quebradiços e ressecados. Procure lavar os cabelos a cada três dias e opte por produtos específicos para o seu tipo de fio. Caso necessite de uma limpeza mais frequente, use o shampoo a seco como alternativa. Assim, a saúde e definição dos seus cachos será preservada.



Cabelos lisos
O cabelo liso pode ser lavado diariamente ou a cada dois dias. Quando decidir dar um intervalo maior entre as lavagens, associe o shampoo a um creme hidratante ou ampola de restauração. Dessa forma, você prolonga o efeito liso e macio do fio.



Essas são algumas sugestões, mas é claro que existem situações em que a lavagem será necessária antes do período recomendado. O importante é identificar qual o seu tipo de cabelo, os produtos específicos para ele e um intervalo adequado para realizar as lavagens. E você, lava o seu cabelo com que frequência? Comente aqui!