Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Inovações para cuidados com a pele

O surpreendente mercado de cosméticos no Brasil lança tendências para quem ama cuidar da beleza


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Inovações para cuidados com a pele

Por: Ladinne Campi

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 anos, a produção do colágeno, proteína que garante a firmeza e elasticidade da pele, começa a diminuir. Em outras palavras, o processo de envelhecimento da cútis se intensifica, surgindo as primeiras linhas de expressão.

Com o passar dos anos, seja por causas intrínsecas (processos fisiológicos) ou extrínsecas (fatores ambientais como exposição solar e luz azul, estresse, má alimentação, desidratação, consumo de álcool e tabaco, ausência de sono e, ainda, poluição), os efeitos do tempo formam as temidas rugas estáticas, observadas mesmo com o rosto em repouso.

Felizmente, a área da cosmiatria cresceu muito nos últimos anos, graças às pesquisas cada vez mais embasadas e ao investimento da indústria que buscou compreender os desejos e expectativas dos consumidores. Hoje, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de consumo de dermocosméticos, ficando atrás apenas dos EUA. Segundo a agência Corebiz, o consumo digital desses itens cresceu 68% somente entre março e junho de 2020, confirmando que, cada vez mais, manter uma rotina de autocuidado prática e segura é uma tendência entre os antenados de plantão.

De acordo com a dermatologista Patrícia Brasil, os dermocosméticos possuem uma tecnologia avançada. “Eles são capazes de proporcionar resultados equivalentes a tratamentos em consultório, atuando nas maiores necessidades da pele, seja na melhora da hidratação, diminuição de poros, flacidez, rugas e linhas de expressão, que são as queixas mais recorrentes”.

BELEZA E TECNOLOGIA: UMA DUPLA INFALÍVEL!

A médica explica que os ativos e produtos consagrados passam por processos constantes de aprimoramento para se tornarem cada vez mais potentes. “Antes, a hidratação da pele não tinha tamanha relevância para o mercado. Hoje, sabe-se que uma pele hidratada é fundamental para absorver os outros produtos. Por isso, foram desenvolvidas opções pensando no perfil da pele brasileira, que é predominantemente oleosa. Contamos também com produtos 2 em 1, como hidratantes associados a protetores solares, que facilitam o dia a dia, sem falar nos protetores com associação de ativos clareadores para quem sofre com manchas.”

O ácido hialurônico segue como um dos ativos mais buscados nas prateleiras. Além de ser considerado um potente hidratante, atua na melhora da flacidez e linhas de expressão, com o bônus de compor a fórmula de inúmeros produtos. “Nem sempre é possível contar com um produto para cada queixa. Por isso, a importância de tratar vários problemas com produtos considerados multifunções”, reforça Patrícia.

A vitamina C é outro ativo consagrado. “Um grande diferencial é a vitamina C encapsulada, que tem uma melhor absorção na pele e é muito mais eficaz”, destaca.

Até os lançamentos do mundo da make estão recheados de novidades e inovações para quem ama uma cútis bem cuidada. Bases e pós com FPS, água termal, ativos hidratantes e até antioxidantes são as pedidas da vez. “Se antes a maquiagem era vista como um recurso para camuflar a pele, hoje é mais um aliado para o tratamento”, comemora a dermatologista.

ADORO VERDE...

No round de ativos queridinhos, destacam-se, ainda, os naturais. Segundo a profissional, a busca motivada pela preocupação com a natureza e biodiversidade tem sido uma crescente entre os consumidores de diversos segmentos – e com a beleza não é diferente. “A natureza tem um poder medicinal indiscutível. Esses produtos tratam a pele com menos produtos químicos e os ativos usados – como é o caso dos minerais e substâncias presente nas plantas e flores – são mais indicados para peles sensíveis e com histórico de dermatite de contato”.

O lançamento mais recente da renomada marca de cosméticos Vichy, por exemplo, inclui um protetor solar com água vulcânica na composição. Trata-se de uma água 100% pura e natural, enriquecida com 15 minerais que fortificam e regeneram a pele.

O protetor solar é indispensável para proteger da radiação solar, responsável pelo surgimento de manchas, envelhecimento precoce e índices alarmantes de câncer de pele. Porém, uma rotina básica de cuidados inclui, ainda, um bom sabonete e hidratante. “O sabonete deve ser próprio para o tipo de pele da paciente e usado duas vezes ao dia. Além disso, é importante reforçar que a hidratação começa com uma ingestão hídrica satisfatória”, lembra a profissional.

Patrícia reforça, por fim, que cuidados frequentes e personalizados são determinantes para chegar à maturidade de bem com o espelho. “Não existe milagre. Se o paciente nunca teve esse olhar, dificilmente conseguirá os mesmos efeitos de quem se cuida. Os recursos não param de surgir e precisamos aproveitá-los em nome não apenas da beleza, mas do autocuidado, da autoestima e do amor próprio”.

Alguns medicamentos orais, pomadas e cremes para a saúde da pele podem ser manipulados de acordo com a necessidade do tratamento dermatológico. Aproveite e conheça a Farmácia de Manipulação Pague Menos!

FONTE: Patrícia Brasil – Médica Dermatologista (Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia). CRM: 13754 / RQE: 7564.