Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

7 dicas para evitar e cuidar das estrias na gravidez

As estrias na gravidez podem causar incômodos e afetar a autoestima de gestantes. Saiba como preveni-las e tratá-las!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
7 dicas para evitar e cuidar das estrias na gravidez

O aparecimento de estrias na gravidez é uma situação recorrente, mas que deixa muitas gestantes preocupadas. As distensões na pele devem ser prevenidas e, caso ocorram, tratadas o quanto antes para facilitar a reparação.

Por isso, preparamos um conteúdo explicando o que ocasiona essas lesões, quais são seus tipos, fatores de propensão e como é possível evitá-las e cuidar da pele. Continue a leitura e confira!

Por que as estrias aparecem na gravidez?

As estrias são causadas pelo estiramento da pele em um curto período, por isso, seu aparecimento na gravidez é tão comum, já que uma das principais alterações no corpo durante a gestação é o aumento de suas dimensões.

Além das regiões abdominal e periumbilical, normalmente as mais afetadas pelos sulcos na pele, as faixas também podem ocorrer nos glúteos, flancos, coxas e mamas.

Apesar de as estrias na barriga na gravidez serem as mais comuns, as lesões também podem surgir em outras partes do corpo, como as coxas.

Outro fator importante para o surgimento das estrias são as mudanças hormonais desencadeadas pela gravidez. Isso porque o aumento dos níveis de hormônios como o estrogênio pode deixar a fibra da pele mais suscetível à distensão.

Apesar de não causarem danos à saúde, as estrias podem prejudicar a autoestima, impactando a qualidade de vida da gestante.

Tipos de estrias

As estrias são classificadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia como de dois tipos. As iniciais são lineares e têm coloração rosada ou da cor da pele. Já as tardias são as que já estão presentes há mais tempo, se tornando mais difíceis de tratar, e são caracterizadas pela cor branca e maior espessura.

Fatores de maior predisposição às estrias na gravidez

Alguns aspectos podem dar mais propensão ao surgimento de estrias na gravidez. Veja quais são eles abaixo!

  • Genética: a tendência hereditária por aumentar as chances do desenvolvimento das distensões;
  • Maior aumento de peso: quanto mais ganho de peso durante a gravidez, maior a probabilidade do aparecimento de estrias;
  • Idade: mulheres mais jovens têm mais predisposição ao surgimento dos estiramentos, já sua pele tende a ser menos flácida;
  • Falta de cuidados com a pele: não tomar as precauções necessárias para proteção da pele aumenta a propensão de ocorrerem as lesões.

Há alguns fatores que dão mais propensão ao desenvolvimento de estria na gravidez.

Dicas para prevenir e tratar as estrias

A prevenção e o tratamento das distensões podem ocorrer de forma simultânea e têm sempre como foco a proteção e o cuidado com a pele. Confira algumas recomendações de como evitar estrias na gravidez e reparar essas lesões!

1. Hidratação

A hidratação da pele é importante em todas as fases da vida e ainda mais durante a gravidez. O uso de cremes em todo o corpo e principalmente nas regiões em que pode ocorrer o surgimento das distensões, por pelo menos duas vezes ao dia, é fundamental para reduzir as chances de seu aparecimento.

Ao escolher os produtos, a gestante deve se atentar ao seu tipo de pele e às formulações. Isso porque há algumas substâncias que não podem fazer parte das composições que serão utilizadas na pele durante a gestação, como os ácidos retinoico e salicílico.

A fase que mais necessita dos reforços na hidratação é o último trimestre da gravidez, período em que o bebê mais ganha peso, causando a expansão do abdome, que pode gerar estrias.

A pouca umidade do ar também pode deixar a pele mais ressecada, por isso, se esta for a condição predominante em sua cidade, é mais um motivo para abusar dos cremes!

2. Uso de óleos

Além dos cremes, os óleos também são aliados para manter a pele hidratada e podem ser utilizados em abundância nas áreas onde geralmente surgem as estrias. Algumas boas opções são os à base de amêndoas, semente de uva e rosa mosqueta.

A utilização de óleo para estrias na gravidez ajuda a diminuir a chance de seu aparecimento.

3. Massagem

As massagens também são uma ótima opção para prevenir as estrias. Elas podem ser realizadas pela própria gestante durante a hidratação do corpo, com movimentos circulares leves de baixo para cima nas áreas mais afetadas ou, então, por profissionais que fazem drenagem linfática.

4. Não utilizar roupas apertadas

Roupas muito justas podem atrapalhar a circulação sanguínea e desencadear a formação de estrias, por isso, o ideal é sempre optar por peças mais confortáveis e que não prendam o corpo.

5. Não tomar banhos quentes

Banhos quentes podem ser ótimos para relaxar, no entanto, eles provocam o ressecamento da pele, deixando-a mais fragilizada e vulnerável às distensões. Por esse motivo, eles não são recomendados, principalmente durante a gestação.

Outro fator que reitera o alerta em relação aos banhos quentes na gravidez é que eles podem ocasionar quedas na pressão arterial, prejudicando o fluxo sanguíneo para o bebê.

6. Visita ao dermatologista

Para o acompanhamento das estrias e orientações mais específicas a respeito de seu tratamento, é recomendada a consulta com médicos dermatologistas. Assim, os profissionais podem realizar a avaliação da condição das distensões e qual o melhor método para repará-las.

Além disso, dermatologistas podem indicar quais procedimentos estéticos podem ser realizados durante a gravidez. Muitos tratamentos são restritos na gestação, mas o médico pode recomendar, em alguns casos, ações como peelings leves sem ácido e microagulhamento, sempre sob sua supervisão.

Após a gravidez, os profissionais podem indicar outros recursos, como radiofrequência, tratamentos a laser e carboxiterapia.

Dermatologistas podem indicar os melhores métodos de como prevenir estrias na gravidez.

7. Cuidado com a alimentação

Essa dica não deve ser seguida apenas por conta das estrias, mas sim para o desenvolvimento saudável da gestação. Manter uma alimentação equilibrada e nutritiva, rica em vegetais e alimentos que são fonte de vitaminas como C e E, é essencial para manter a vitalidade durante a gravidez.

Castanhas, nozes, frutas cítricas, folhas escuras, feijão, lentilha e clara de ovo também podem ser ótimas opções para adicionar às refeições na gestação, já que estimulam o colágeno.

Ao mesmo passo, há alguns alimentos que devem ser evitados nesse período, como os ultraprocessados, os muito gordurosos, os com excesso de sal e açúcar, além de frituras. Isso contribui para diminuir as chances de um aumento de peso exagerado, que pode ocasionar estrias e outros problemas na gravidez.

Outra medida importante é se atentar à ingestão de água, fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo e para a proteção da pele.

O surgimento de estrias é uma situação que pode ocorrer na gestação, mas é possível tentar evitá-las. Inserir alguns cuidados na rotina durante a gravidez é imprescindível para isso. Para tornar esse processo mais fácil, clique no banner abaixo e confira ótimos produtos para mamães e bebês!