Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Descubra como diminuir olheiras de formas simples e eficazes

Saber como diminuir olheiras, é essencial para conseguir reduzir a aparência de cansaço do rosto, por isso separamos ótimas dicas para você. Confira!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Descubra como diminuir olheiras de formas simples e eficazes

Um dos problemas estéticos mais comuns, tanto em homens quanto em mulheres, são as olheiras, que podem aparecer por diversos fatores. E, saber como diminuir olheiras, é essencial para conseguir reduzir a aparência de cansaço do rosto.

Óbvio que diversos fatores influenciam para o aparecimento delas, porém é importante entender como agir para reduzi-las de forma prática e saudável. Para isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. Confira!

Afinal, o que são olheiras?

Elas ficam localizadas nas pálpebras e abaixo dos olhos, sempre com cores escuras, por exemplo o roxo. As suas causas podem variar, podendo ser por conta de genética ou fatores ao longo da vida.

As olheiras são classificadas em alguns tipos, são eles:

Profundas: possuem uma coloração mais amarronzada, sendo característica pela sombra causada devido ao aprofundamento ocular;

Pigmentares: sendo mais comuns em pessoas negras, esse tipo é o acúmulo de melanina na pele fina dos olhos;

Sanguíneas: de cores mais arroxeadas, são as mais comuns e que acometem mais pessoas;

Vasculares: essas têm a cor mais puxada para o tom azulado e as regiões podem ficar bastante inchadas.

Quais são as causas das olheiras?

Nem sempre a falta de sono é a única razão para agravar a situação das olheiras, outros fatores como genética podem influenciar nesse problema dermatológico. Nos casos de mulheres, a intensidade de olheiras podem aumentar durante o período menstrual, por exemplo.

Outro fator que pode influenciar para o aumento desse problema, é a hereditariedade, ou seja, pessoas de uma mesma família possuem o mesmo problema. Como é o caso da olheira pigmentar, onde são mais comuns em pessoas negras.

O avanço da idade também pode interferir diretamente na questão estética do rosto, as olheiras podem começar a ficar mais recorrentes a partir dos 37 anos, quando as bolsas de gordura que protegem os olhos começam a ceder.

Alergias, onde as pessoas ficam coçando o olho o tempo todo, por exemplo, e poucas horas de sono são os motivos mais comuns que causam a aparição mais recorrente e expressiva das olheiras.

9 dicas de como diminuir olheiras

Desde práticas diárias, até a utilização de produtos caseiros ou demais cosméticos, as olheiras têm formas de serem evitadas, revertidas ou, pelo menos, amenizadas. A seguir, listamos as dicas mais simples que podem te ajudar nesse processo.

Mantenha a hidratação em dia

Não é segredo para ninguém que a hidratação do corpo é essencial para o bom funcionamento e melhor condição estética. Por isso, beba bastante água durante o dia, a recomendação profissional é que sejam ingeridos, no mínimo, dois litros de água diários.

Tenha uma boa alimentação

Aliar a hidratação com uma boa alimentação é essencial para todo o organismo e para a aparência dos olhos e do rosto de forma geral. Portanto, evite ou, pelo menos diminua, o consumo de alimentos gordurosos, como frituras e fuja da má alimentação.

É importante também investir em alimentos que são bastante líquidos, frutas é um ótimo exemplo, pois eles ajudam na diminuição de retenção. Verduras, legumes e demais alimentos naturais, são ótimos também.

Aposte nas compressas

As compressas frias são as maiores aliadas no combate às olheiras, isso porque elas ajudam na diminuição dos vasos, uma vez que a causa mais comum desse problema são as dilatações deles abaixo dos olhos.

Uma das opções mais comuns de compressas, são gazes embebidas em leite, pois ele tem substâncias que ajudam a revitalizar, hidratar e clarear a pele. Para isso, deve-se manter a compressa por 15 minutos e depois lavar bem o rosto.

Faça massagens localizadas

As massagens são ótimas para reduzir os hematomas e inchaços que podem surgir com as olheiras. Uma das formas de massagear essa região, é realizar movimentos circulares cuidadosamente na região afetada.

O processo deve durar cerca de cinco minutos e em seguida, com a ponta do dedo indicador você pode dar pequenas batidinhas nas olheiras. No final de tudo isso, passe hidratante na região massageada.

Utilize recursos naturais

Quem nunca viu em cenas de novelas os personagens com rodelas de pepinos nos olhos? Isso mesmo, alimentos e demais produtos naturais podem ser ótimos para melhorar a aparência do rosto, principalmente quando o problema são as olheiras.

Além do pepino, que é uma ótima opção para reduzir o inchaço na região, a batata é outro alimento que pode ajudar, devido a sua riqueza em B e C, que atuam diretamente na renovação da pele.

Outro exemplo de recursos naturais é o chá de camomila, que possui propriedades relaxantes e colabora na melhoria da circulação sanguínea, diminuindo as chances de dilatação dos vasos.

Em todos esses casos, eles podem ser utilizados por cerca de 15 minutos na pele. O pepino e a batata devem ser cortados em rodelas, já o chá deve-se contar com o auxílio de algodão ou gazes, molhe e faça uma compressa.

Diminua o consumo de álcool

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode significar um aumento considerável da retenção de líquidos, que causa o inchaço. A retenção em níveis altos, podem causar as temidas bolsas escuras abaixo dos olhos. Além de diminuir o consumo, é importante ingerir bastante água após beber álcool.

Reduza o consumo de sal

Assim como o álcool, o consumo excessivo de sal pode aumentar a retenção de líquidos das células, causando piora na congestão dos vasos sanguíneos. Um dos maiores problemas causados pelo sódio, é o inchaço das olheiras, portanto mantenha uma alimentação saudável.

Melhore seu sono

Sem ser segredo para ninguém, ter boas noites de sono ajudam a reduzir o estresse e, sem contar, que durante essas horas que a pele se recupera. Ao dormir pouco, esse processo não ocorre como deveria e por isso esse problema ocorre. O recomendado pelos especialistas, são oito horas de sono diárias.

Hidrate e proteja sua face

Além de todas as dicas citadas, a principal é manter uma pele hidratada e protegida. Para isso, mantenha a vitamina D em dia e utilize cremes específicos para o seu tipo de pele. Outro ponto que é essencial, é a utilização de protetores solares diariamente.

Pratique o autocuidado

Todas as práticas citadas só são possíveis a partir do autocuidado que você deve ter com a sua saúde, física e emocional, e bem-estar. Assim, é necessário priorizar os cuidados diários e construir rotinas para manter sua saúde e aparência sempre em dia.

Produtos de beleza e demais cosméticos podem ajudar você a se sentir mais confortável com seu corpo, já que eles melhoram significativamente o aspecto físico.

A Pague Menos é a melhor opção para a aquisição desses itens, aqui, contamos com uma área de manipulação, e assim, desenvolvemos um produto específico para você. Confira nosso site, clicando aqui!