Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Beleza Negra

Cuide dessa cor!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Beleza Negra

Uma das características mais comentadas é que a pele negra demora mais a envelhecer. "A pele negra envelhece devagar porque tem uma maior quantidade de fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno e elastina e por serem mais hiperativos, tende a envelhecer mais lentamente", explica a dermatologista Katleen Conceição. Outro fator importante é a quantidade de melanina dessa pele. Por ter uma quantidade maior do que a pele branca, é mais resistente as agressões externas e ao sol, mas nem por isso precisa de menos protetor solar. "No mínimo FPS 30 para evitar os fotodanos e as manchas, que são mais comuns na pele negra", completa a dermatologista.

Características da pele negra

- Costuma ser mais oleosa no rosto e mais seca no corpo;

- Demora mais a envelhecer;

- Tem mais tendência à acne;

- É mais fácil de manchar.

Make

Para fazer uma maquiagem que ressalta a beleza, é preciso respeitar as características marcantes e destacar os pontos fortes. Para as negras, uma dica é perceber que existe uma vasta cartela de tons de pele, com intensidade e temperaturas diferentes. Então, na hora de escolher base, pó, iluminador e blush, vale a pena descobrir o que casa melhor com seu tom. Dê preferência a iluminadores em tons de chumbo e dourado envelhecido. Na hora do blush, vá do rosa queimado, ameixa e até o vinho. Nos olhos, a maioria das cores casa muito bem. Dourado, preto e cobre são as queridinhas, mas o laranja, vinho e azul ficam incríveis. Evite só as sombras peroladas mais puxadas para o branco.

Corpo

A pele negra do corpo costuma ser mais seca do que as de outras etnias. Por isso, faça hidratações diárias. Prefira cremes à base de óleos para que esse processo seja ainda mais profundo. Se quiser um resultado ainda mais poderoso, a dica é usar produtos in shower, durante o banho, para turbinar o efeito dos hidratantes pós-banho. Já o rosto da mulher negra é geralmente oleoso. As mulheres costumam ter glândulas sebáceas bastante ativas, ocasionando cravos, espinhas e tons irregulares. Cuide dessa oleosidade excessiva e faça procedimentos com laser fracionado.

A pele negra não costuma ficar flácida cedo. Que trunfo! Os primeiros sinais só aparecem por volta dos 40 anos. Aproveite esse “presente”. Se a firmeza começa a desaparecer, o ultrassom microfocado é um dos procedimentos mais indicados. Se o ponto positivo é a firmeza, um negativo é a foliculite, bem comum em peles negras. Por isso, é bem frequente pelos encravados depois da depilação. Uma dica é a esfoliação semanal. Se o problema persistir, opte por depilação a laser.

Para finalizar, é importante ressaltar que é preciso proteger a pele negra do sol. Quem tem a pele negra deve usar filtro solar com FPS 30 todos os dias para proteger a região de manchas e do melanoma. O filtro solar deve ter uma textura adequada à pele. Mais oleosidade aumenta a tendência a acne, é indicado produtos oil free. E se tiver manchas na pele ou marcas de acne, use um protetor com cor.

Cuide-se!

- Protetor solar com toque seco é o primeiro cuidado para a pele negra;

- Esfoliante para o corpo melhora a textura ressecada da pele;

- Sabonete em gel ajuda a controlar a oleosidade do rosto;

- Cremes anti-idade podem ser usados a partir dos 40 anos.

Cabelo

Os cuidados com os cabelos também são essenciais. Para quem tem os fios cacheados ou crespos, a dica é investir em nutrição. Isso vai garantir fios mais brilhosos e saudáveis.

A maioria das brasileiras possui cabelo originalmente enrolado ou crespo. E isso independe da etnia. No entanto, é entre mulheres negras que se vê uma forte tendência à valorização dos cachos. Para isso, é preciso cuidados!

Atenção à lavagem!

A lavagem diária não é recomendada para os cabelos crespos, pois pode deixá-los mais ressecados.

Opte por xampus e condicionadores sem sal, que retiram impurezas e deixam a oleosidade natural do fio. Os produtos ideais devem conter pró-queratina, composto de arginina, serina, ácido glutâmico, ceramida R e aminoácido do trigo, que reparam as áreas fragilizadas. Uma boa dica é Intercalar a lavagem com shampoo e condicionador, no-poo e low-poo. A água muito quente resseca ainda mais os fios, prefira água fria ou morna.

Depois do banho, aposte numa toalha de microfibra para secar o cabelo, pois é a mais indicada para evitar o frizz. Ahhh!

Penteando os fios

Evite penteá-los a seco, pois pode causar quebra e nós, além de aumentar o volume. O ideal é desembaraçar cuidadosamente, durante a lavagem.

Hidratar é preciso!

Cabelos crespos precisam de hidratação constante e é possível fazer a hidratação em casa, semanalmente. uma vez que a curvatura dos cabelos cacheados e crespos impede que o óleo produzido no couro cabeludo atinja toda a extensão dos fios, deixando-os mais secos. Há muitas opções de produtos específicos para esse tipo de cabelo.

Finalização

Faça fitagem para garantir uma definição melhor do cacho e deixe secar naturalmente, no entanto, se tiver pressa, o difusor é seu melhor amigo. E capriche no leave-in, leave-in líquido é o mais indicado ou em produtos realçadores de cachos. Se estiver na transição capilar, há quem aposte num corte mais radical e desfile por aí com a nuca à mostra, e quem opte por trancinhas e dreads. Brinque com as possibilidades.

*Este artigo encontra-se originalmente publicado na edição 31 da Revista Pague Menos Sempre Bem